25.5 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Com aumento de 48% de inscritos, Acre é o estado que mais avançou nas análises do Cadastro Ambiental Rural

Por

- Publicidade -

Acre teve aumento de 48% no número de inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) em 2021. O aumento colocou o estado entre os que mais avançaram nas análises do CAR durante este ano. O cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais, assentamentos da reforma agrária e territórios de comunidades tradicionais.

CAR foi criado em 2012 pelo Código Florestal e reúne informações ambientais das propriedades, como a situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, entre outras. O documento eletrônico é uma das exigências para conseguir seguros agrícolas e financiamentos.

O estudo com resultados deste ano foi divulgado o último dia 7 por pesquisadoras do Climate Policy Initiative. Os dados mostram que o estado acreano foi o último a chegar na etapa de regularização dos agricultores, mas já se destacou ficando entre os quatro estados mais avançados.

O estado ‘triplicou o número de técnicos dedicados à análise dos cadastros, com 20 analistas no Escritório do CAR, aumentou em 61% o número de termos de compromisso assinados, atingindo o número de 296, e se tornou o segundo estado com mais termos de compromisso em execução’.

O Acre, juntamente com o Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, está na lista de estados com possuem de 100 a 550 cadastros validados.

A análise do CAR serve para os pesquisadores acompanharem os ‘esforços dos governos e proprietários para quitar suas pendências ambientais’.

  • Fonte: g1.
- Publicidade -
Copiar