28 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Rio Acre pode atingir 16 metros em fevereiro de 2022, diz Defesa Civil

Por

- Publicidade -

A Defesa Civil Municipal de Rio Branco já está trabalhando em planos de contenção para uma possível elevação acima da média do Rio Acre em meado do mês de fevereiro de 2022. Depois de ter passado cinco meses com o nível da água abaixo dos 2 metros, agora o manancial preocupa as autoridades pela grande quantidade de água para esta época do ano. Se a chuva não der trégua, há possibilidade de o rio atingir os 16 metros em menos de dois meses, afetando cerca de 30 bairros de Rio Branco.

Nesta segunda-feira (20), o manancial marca 9,76 metros, porém, há poucos dias, alcançou a marca de 26 metros. Foram 30,5 milímetros de chuva nas últimas 24 horas e essa tem sido a média de precipitação na capital do Acre nas últimas semanas. “Foram registradas chuvas acima da média em outubro e novembro. Até 15 de dezembro, já choveu o esperado para o mês inteiro. Estamos com pelo menos 100 milímetros a mais do que era esperado para dezembro”, informou o Major Cláudio Falcão.

De acordo com ele, essa média de chuvas é muito para o período em que estamos, o que significa que uma inundação não é descartada e ainda pode acontecer mais cedo que o previsto. “Temos riscos hidrológicos e geológicos, de desmoronamentos. Edificações construídas em áreas de risco podem desmoronar”, declara.

Nesta semana, a prefeitura de Rio Branco deve apresentar o plano de contingência para inverno amazônico. “A gente trabalha com a possibilidade de que em fevereiro de 2022 o Rio Acre possa chegar aos 16 metros, com isso, cerca de 30 bairros da capital podem ser afetados”.

A previsão trata-se de uma transição entre uma média e grande enchente. “Diante desse número, já fazemos todas as ações, mapeamos os primeiros bairros que podem ser atingidos, caso chegue a esse nível. Já temos estimativa de quantas famílias e pessoas podem ser atingidas, quantidade de abrigos que precisamos ter e mão de obra. Tudo isso a Defesa Civil já tem planejado dentro do seu plano de ação para que seja colocado em prática assim que tiver uma necessidade”, diz Falcão.

- Publicidade -
Copiar