22.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Com apenas 2,5 mm de chuva, Rio Acre baixa mais de 4 metros em uma semana na capital: ‘atípico’

Por

- Publicidade -

Com apenas 2,5 milímetros de chuvas registradas na primeira semana deste ano, o Rio Acre, em Rio Branco, baixou 4,63 metros, entre os dias 2 a 7 de janeiro de 2022.

O manancial chegou a cota de 11,17 metros, no último domingo (2), e nesta sexta-feira (7) mede apenas 6,54 metros, conforme dados da Defesa Civil do município.

“Não é normal, é um pouco atípico e o que causou essa vazante foi a ausência de chuvas maiores. Tivemos, ao longo da primeira semana de 2022, um índice muito baixo acumulado na bacia toda. Então, o que ocorre? O nível aumenta quando tem chuva porque a bacia do Rio Acre não se sustenta”, explicou o coordenador da Defesa Civil do município, major Cláudio Falcão.

O volume de chuva esperado para o mês de janeiro conforme informou o major, são de 289 milímetros. A situação com as poucas chuvas, ainda é confortável por alguns dias, conforme destacou, até pelo menos 25 deste mês.

“Teve chuva, mas foram rápidas, muito poucas e causou essa descida de rio. Mas, era algo previsto porque tínhamos a previsão para esse início de ano que seria de pouca chuva. Contudo, a partir da próxima semana há previsão de aumento de quantidade de chuva que também aumenta o nível do rio”, pontuou.

Boletim

O Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre (SAH Rio Acre) divulga boletins baseados em dados hidrológicos (chuvas e níveis) monitorados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e coletadas também por institutos parceiros.

No último informe, consta que na última semana a tendência geral foi de redução dos rios por conta das chuvas reduzidas. Destaca que estimativas de chuvas indicam médias acumuladas de 7 dias da ordem de 2 mm na área da bacia, bem abaixo dos 9 mm/dia esperado para o mês de janeiro.

“Para as próximas semanas, estão previstas precipitações em toda área da bacia do rio Acre. A previsão é de que as chuvas sejam relativamente uniformes na bacia, totalizando cerca de 52 mm na primeira semana e 71 mm na semana posterior.Essa previsão de chuvas, quando acoplada a modelos hidrológicos, indica a tendência estabilidade do nível do rio Acre. É provável também que o rio mantenha níveis abaixo da média, em decorrência dos dias secos observados nas duas últimas semanas. É improvável que o rio alcance a cot de atenção e alerta nas próximas semanas”, destaca a nota.

Com informações G1 Acre

- Publicidade -
Copiar