27.2 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Com estoque crítico, Hemoacre volta a pedir doação de sangue em Rio Branco

Por

- Publicidade -

Com baixa no estoque desde a segunda quinzena de dezembro de 2021, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), em Rio Branco, precisa de doações de sangue e voltou pedir que os doadores compareçam à unidade.

“A gente pede a presença dos doadores ao Hemocentro e também daquelas pessoas que nunca doaram. O Hemocentro funciona das 7h às 18h, sábado e feriado também, basta trazer o documento oficial com foto, se sentir bem de saúde, ter mais de 50 quilos e estar alimentado”, destacou Eliene Passos, que faz parte da equipe de Captação do Hemoacre.

Eliene destacou que, normalmente, as doações de sangue reduzem no final de ano por conta das festas e em janeiro devido às férias. Porém, este ano o estado enfrenta um surto de síndrome gripal.

“Agora com essa síndrome gripal vem tendo uma baixa muito grande, em torno de 20 a 25 doações por dia, que para a gente trabalhar mais ou menos bem precisa de 50 a 60 doações por dia”, lamentou.

A servidora, inclusive, afirmou que a pessoa só pode doar sangue após dez dias do início dos sintomas. “Quem tiver tido gripe só pode doar a partir do 10º dia após os sintomas”, resumiu.

Requisitos para doar

Para se candidatar à doação de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e com foto.

 

  • Por G1 Acre
- Publicidade -
Copiar