A vacinação contra a Covid-19, nas crianças de 5 a 11 de idade, foi lançada pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (AC), na manhã desta segunda-feira (17), na Unidade de Saúde Maria Áurea Vilela, no Bairro Cadeia Velha.
A primeira criança a receber a vacina foi Rafael Miranda, de 8 anos. Kerlly Santos Miranda Costa, mãe do menino, disse que o filho é autista tem outras comorbidades. Ela conta que estava ansiosa por esse momento no qual ele receberia a vacina. “Estava ansiosa para vacinar, deixar meu filho protegido. Até porque ele tem algumas comorbidades, então a imunidade dele é muito baixa”, disse.
A capital acreana recebeu 2.860 doses da vacina, que deve começar com crianças de 11 anos e seguir de forma decrescente, conforme a chegada de mais lotes. Para receber a vacina, as crianças precisam estar acompanhadas do pai ou da mãe ou de outro responsável legal na hora da imunização. Essa pessoa precisa assinar um Termo de Autorização e receber as informações referente a possíveis reações da vacina, como por exemplo: inchaço, vermelhidão no local da injeção, febre, fadiga, dor de cabeça e outros.