Início / Versão completa
Brasil

Covid-19: Média móvel de mortes está abaixo de 500 há uma semana no Brasil

Por Redação Juruá em Tempo. 10/03/2022 07:36
Publicidade

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (9) apontam que a média móvel de mortes no Brasil segue abaixo de 500 por uma semana consecutiva após longo período com recorde de infecções causado pela variante ômicron. A última vez que o número médio de vítimas fatais esteve menor do que este valor foi em 28 de janeiro, há 40 dias.

Publicidade

Com 669 mortes registradas nas últimas 24 horas, o índice chegou a 499,7, uma diminuição de 38% em relação há 14 dias, e segue em declínio há 13 dias, algo inédito em 2022. Já a média móvel de novos casos também dá indícios de um recuo da pandemia em todo o país. Com 54.906 diagnósticos nesta quarta, o índice chegou a 50.158,3, uma queda de 48% em relação há duas semanas, e segue em diminuição desde 25 de fevereiro.

A análise da situação pandêmica é feita a partir da variação de 15% fixada por infectologistas como ponto de inflexão. Dessa maneira, se um índice registrar um aumento superior a 15% em relação há duas semanas, ele está em alta; se o índice cair mais de 15% em relação ao mesmo período, ele está em queda. Médias que permanecem entre -15% e 15% são definidas como estáveis.

Já o cálculo de médias móveis definido por especialistas consiste em somar todos os registros dos últimos 14 dias e dividir o total por 14. Assim, é possível ter uma visão ampla do atual momento pandêmico.

Publicidade

Com 54.906 novos casos e 669 mortes, o Brasil chega a 29.193.268 diagnósticos de Covid-19 e 653.498 óbitos desde o início da pandemia.

Os gráficos ao final da matéria mostram a evolução diária da média móvel no Brasil, nas cinco regiões geográficas e nos 26 estados da Federação (mais o Distrito Federal).

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.