23 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Funcionários do INSS entram em greve no Acre e beneficiários ficam sem conseguir atendimento

Por

- Publicidade -

Funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que atuam no Acre entraram em greve por tempo indeterminado, a partir desta segunda-feira (28). O atendimento fica reduzido para a demanda espontânea e só são atendidos os que estavam agendados há mais de 20 dias na agência de Rio Branco.

A greve nacional de servidores do INSS começou na última quarta-feira (23), com isso, todos os atendimentos ficam reduzidos porque a quantidade de servidores está reduzida.

Os trabalhadores pedem reposição salarial, que, segundo eles, está defasada. Além disso, a categoria também afirma que há déficit de profissionais e pede realização de concurso público.

Essa mobilização foi necessária porque nós chegamos em um momento insustentável. Desde 2017 o funcionário público não tem um aumento e não digo nem aumento, reposição do seu salário. Vocês vão perceber que a inflação está corroendo o nosso poder aquisitivo, está nos deixando em uma situação extremamente difícil e ainda por cima, nós tivemos um aumento da nossa carga de trabalho, tendo em vista um número muito grande de aposentadorias que ocorreram nos últimos anos”, pontuou o técnico de seguro social José Alberto Margarido.

Com as aposentadorias, Margarido disse que os servidores tiveram que assumir as funções deixadas o que fez com que aumentasse a carga de trabalho.

“O que ocorreu é que nós que estamos na ativa, tivemos que assumir o trabalho daqueles que se aposentaram. Então, hoje, o servidor faz o que era para dois, três até quatro servidores. Estamos com sobrecarga de trabalho, salário defasado, o atendimento encontra-se em uma situação terrível”, acrescentou.

Prejuízos ao público

Sem saber da greve, o camelô Aristides Lima esteve com o pai, Antônio Gomes Parente, de 84 anos, na agência de Rio Branco na manhã desta segunda, mas eles tiveram que voltar sem conseguir o atendimento.

“Não vai [ser atendido] porque já tem mais de 20 pessoas cadastradas e só três pessoas atendendo porque o restante está de greve”, contou Lima.

Os dois saíram da Vila Acre após o idoso, que afirma ter feito a prova de vida, ter tido o benefício bloqueado na última sexta-feira (25). Mas tiveram que voltar sem resolver o problema.

“Meu pai pagou mais de 43 anos de contribuição e eles bloquearam. Eles disseram que ia ter que ficar para amanhã [terça, 29] e não sei nem se vai ser resolvido. Ele trabalhou muito na agricultura, contribuiu por mais de 43 anos pagando todo mês e agora essa burocracia toda. O banco disse que temos que ir no INSS e aqui não vão atender”, lamentou.

- Publicidade -
Copiar