27 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Mesmo com vazante, três cidades do AC seguem com nível dos rios acima da cota de transbordo

Por

- Publicidade -

Alguns rios que estão acima da cota de transbordo apresentaram vazante nesta segunda-feira (28). Entre eles estão o Rio Acre, em Rio Branco, Iaco, em Sena Madureira, e Juruá, em Cruzeiro do Sul, que mesmo assim continuam acima da cota de transbordo, de acordo com o informativo diário da Defesa Civil Estadual.

Além destas três cidades, Porto Acre foi o único município onde o Rio Acre apresentou aumento no nível das águas que chegou à cota de 13,22 metros nesta segunda e está a 72 centímetros acima da cota de transbordo, que é de 12,50 metros. Porém, nenhuma família foi removida.

Os efeitos da cheia fizeram o governador Gladson Cameli decretar situação de emergência em Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Jordão e Cruzeiro do Sul. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e tem validade de 90 dias.

Feijó e Tarauacá, cidades onde os rio transbordaram na semana passada, os rios Envira (11,70 metros) e Tarauacá (9 metros) voltaram a subir nesta segunda, mas estão abaixo da cota de transbordo, 12 metros e 9,50 metros, respectivamente.

Rio Branco

Em Rio Branco, o Rio Acre ultrapassou os 15 metros na leitura das 6h desta segunda, entretanto, na leitura das 9h, apresentou vazante e marcou 14,88 metros. Segundo a Defesa Civil, cerca de 140 pessoas já foram retiradas de suas casas e levadas para abrigos ou casa de parentes.

São 25 famílias em um dos três abrigos públicos montados na capital, com um total de cerca de 80 pessoas. Além disso, 11 famílias estão desalojadas, ou seja, foram para casa de parentes.

Três escolas estão sendo usadas como abrigo até este domingo, Escola Estadual Georgete Eluan Kalume, Maria Luce Marine e Chico Mendes. O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que em torno de 1,3 mil famílias estão atingidas pela enchente, o que dá cerca de 4 mil pessoas atingidas.

Porto Acre

O Rio Acre também transbordou em Porto Acre no sábado (26). O manancial continuou subindo e chegou a 13,22 metros nesta segunda. Com esse nível, o rio está a 1,22 metros acima da cota de transbordo, 12 metros.

Pelo menos dois bairros foram atingidos, mas a água ainda não chegou às residências. Há duas equipes de sobreaviso para atender famílias que possivelmente possam ser atingidas.

Cruzeiro do Sul

O Rio Juruá em Cruzeiro do Sul segue em vazante e marcou 13,09 metros na manhã desta segunda, mas ainda segue acima da cota de transbordo, 13 metros. A enchente ainda atinge 28 mil pessoas, conforme dados da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros que atuam juntos.

Ao todo, 124 famílias estão desabrigadas, com um total de 480 pessoas nos 12 abrigos públicos montados na cidade. Além disso, há 500 famílias desalojadas, ou seja, que foram levadas para a casa de parentes. A cidade tem ainda quatro famílias em aluguel social.

O nível do rio chegou a baixar e sair da cota de transbordo, que é de 13 metros, mas, após o registro de chuvas na região e nas cabeceiras, houve uma nova subida das águas. Ao todo, 11 bairros e sete comunidades rurais estão atingidos pela cheia.

Sena Madureira

Em Sena Madureira, o rio Iaco segue com sinais de vazante e chegou a cota de 15,41 metros nesta segunda. Porém, segue ainda acima da cota de transbordo (15,20 metros). Por conta da situação, a prefeitura decretou situação de emergência.

O Corpo de Bombeiros do município informou que há 34 famílias estão desabrigadas, totalizando 171 pessoas. Além disso, 18 famílias estão desalojadas e foram para casa de parentes, com um total de 62 pessoas.

Ao todo, oito localidades estão atingidas. Entre elas:

  • Centro
  • Praia do Amarilho
  • Vitória
  • Bom Sucesso
  • Cafezal
  • Jardim Primavera
  • Cidade Nova
  • Vila Militar

A cidade tem quatro abrigos montados no Ginásio Hermiltom Gadelha Pessoa, AABB, Escola Assis Vasconcelos, Quadra da Escola Messias Rodrigues.

- Publicidade -
Copiar