Início / Versão completa
Destaque

UFAC E IFAC exigem comprovante de vacinação completo contra a Covid-19

Por Redação Jurua em Tempo 09/03/2022 11:11
Publicidade

Em dezembro de 2021, o Ministério da Educação (MEC), informou que as instituições federais não poderiam cobrar a vacina pra reestabelecer o retorno das aulas presenciais. Porém, o Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que as universidades têm autonomia para decidir sobre a exigência.

Publicidade

A Universidade Federal do Acre (UFAC) e o Instituto Federal do Acre (Ifac), decidiram exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para aqueles que querem acessar o campus presencialmente em 2022.

Desde novembro do ano passado no Acre, é preciso apresentar o comprovante vacinal para ter acesso a repartições públicas estaduais, além de eventos com mais de 100 pessoas.

Além disso, um decreto de janeiro de 2022 tornou obrigatória a comprovação da vacinação contra a Covid-19 na atualização cadastral anual dos servidores públicos do Acre. A carteira de vacina também é exigido para acesso às dependências do judiciário em todo estado.
O indivíduo pode apresentar o comprovante de papel ou o do Conecte SUS, aplicativo do Ministério da Saúde.

Publicidade

Na UFAC, ainda estão em andamento as aulas do ano letivo de 2021. O ano letivo de 2022 só terá início em 30 de junho. O formato será 75% presencial e 25% remoto.

Para retornar as aulas presenciais, os acadêmicos precisam cadastrar o passaporte de vacinação que comprove que estão com esquema vacinal completo contra a Covid-19. Foi lançado no mês passado um site exclusivo para os estudantes fazerem esse procedimento.

O Conselho Universitário (Consu), aprovou no dia 16 de dezembro de 2021, a obrigatoriedade do passaporte da vacina. Os acadêmicos são obrigados a apresentar a carteira com as duas doses, mais a dose de reforço para poderem ter acesso ao ambiente universitário e às atividades acadêmicas presenciais. Nos casos de vacinação incompleta, o aluno tem 30 dias após o início do período letivo presencial para regularizar a situação. Aqueles estudantes que não podem tomar a vacina contra a Covid-19 devem apresentar atestado médico para comprovar a situação.

Ainda de acordo com a instituição, é responsabilidade da coordenação de cada curso acessar o sistema de passaporte vacinal, no ato da matrícula, e deferir ou não o acesso dos estudantes ao ambiente universitário e às atividades presenciais. Ainda não há um balanço da quantidade de alunos que cadastraram o comprovante de vacina, isso porque as matrículas vão até esta quarta (9).

Na última segunda-feira (07), o Conselho Superior do Instituto Federal do Acre, aprovou por unanimidade, a obrigatoriedade de comprovação de vacina completa, incluindo dose de reforço, contra Covid-19 para acesso às unidades do Instituto. A decisão vale tanto para estudantes, como para servidores, terceirizados, estagiários e público em geral.

Para as pessoas que optam por não serem vacinadas é obrigatória a apresentação de teste RT-PCR ou teste antígeno negativos para Covid-19 realizados nas últimas 72h. Estudantes ou público externo que tenham contraindicação a vacina, só podem permanecer nas dependências do Instituto mediante apresentação de atestado médico com a devida justificativa.

Os servidores e estagiários que tenham contraindicação relativa à vacina contra a Covid-19 devem encaminhar o atestado médico ao Ifac. Aqueles que, sem motivo médico, decidiram não se vacinar, devem preencher e encaminhar um termo de ciência e responsabilidade.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.