O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltará com o atendimento presencial para todos os serviços disponíveis no portal Meu INSS, a partir do mês de abril no Acre. Isso significa a disponibilização de alguns serviços sem a necessidade de agendamento prévio, o chamado Atendimento Espontâneo.
Desde 2020, devido à pandemia de Covid-19, o atendimento presencial mediante agendamento estava restrito apenas aos serviços que não podiam ser feitos de forma remota, como a realização de perícias médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa.
Conforme a assessoria de comunicação do INSS no Acre, a demanda espontânea é definida pelo público que não tem acesso aos atendimentos remotos, por meio do telefone 135 e o aplicativo Meu INSS para fazer o agendamento.
Porém, o órgão informou que devem ser obedecidas as normas de segurança para prevenção da Covid para garantir a segurança de servidores e segurados. Além disso, também deve ser definido um número de atendimentos diários que serão realizados. O órgão orienta ainda que a população siga fazendo o agendamento de forma remota.
Apesar da previsão de retorno, o órgão informou que ajusta os detalhes e ainda deve divulgar a data. O agendamento continua sendo feito pelo Meu INSS e pelo telefone 135. Esses serviços também continuam disponíveis de forma inteiramente digital, sem a necessidade de comparecimento nas agências.
O que muda é em casos excepcionais em que o segurado não tenha acesso à internet ou telefone, é possível procurar as agências físicas para realizar agendamento ou esclarecimento de dúvidas. No entanto, as unidades que vão prestar este tipo de atendimento dentro das normas de segurança, higiene e distanciamento serão definidas após dia 30 de março.
- Por G1 Acre

