23 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Anel viário, criação de sub-região de desenvolvimento e vendas para o Peru são apostas do governo do Acre para fomentar economia

Por

- Publicidade -

Produtos do setor madeireiro, carne bovina, suína, a castanha e os grãos têm se destacado no setor de exportações do Acre. Só no primeiro trimestre deste ano, o estado já chegou aos 20 milhões de dólares em exportações e superou o mesmo período do ano passado. Em 2021, o Acre alcançou 49 milhões de dólares e a expectativa pra este ano é de 60 milhões de dólares.

A Plataforma “Amazônia Que Eu Quero” realiza nesta quarta-feira (13) o fórum “Modelo Econômico na Amazônia”, o evento acontecerá a partir das 21h (horário Brasília), com transmissão simultânea no Youtube da Fundação Rede Amazônica.

Este é o terceiro evento de uma série de 5 fóruns previstos na edição 2022 da plataforma – “Caminhos da Democracia”.

O objetivo é discutir novas opções de modelo econômico para a Amazônia. Busca-se elencar possibilidades reais de união da tecnologia com a utilização dos recursos naturais, gerando uma cadeia produtiva consciente, perene e sustentável, com benefícios econômicos e sociais para os amazônidas.

Analisando o potencial de exportação do Acre e pensando em maneiras de fomentar a economia do estado, o governo estuda pelo menos três medidas: habilitar a venda para o governo peruano; a entrega do anel viário e a criação de uma sub-região de desenvolvimento que envolve parte dos estados do Amazonas, Acre e Rondônia.

Anel viário deve ajudar na logística na área da fronteira  — Foto: Arquivo/Deracre

Anel viário

Outra aposta do governo para que esse crescimento possa se tornar efetivo é a entrega da obra do Anel Viário na região de fronteira entre Brasileia e Epitaciolândia. A obra, considerada estratégica, tem mais de 10 km de extensão e deve facilitar o tráfego pela rodovia interoceânica até o Peru. A previsão é que seja concluída no final do ano deste ano.

Um dos desafios para o crescimento das exportações no Acre é a infraestrutura, a manutenção das estradas, por exemplo. o governo aposta agora em investimentos pra facilitar e agilizar o transporte de produtos.

“Os maiores desafios do crescimento no número de exportações passa pelos desafios do crescimento da indústria, mas também pela infraestrutura, ambiente de negócios. Do ponto de vista do ambiente de negócios já estão sendo feitos os investimentos necessários para isso e nossa última fronteira é esse anel viário, que vai ser um fator que vai ser um estímulo a mais”, destaca o secretário.

Amacro deve ser oficialmente criada, segundo governo  — Foto: Neto Lucena/Secom-AC

Sub-região

E, por fim, para aumentar a geração de negócios na região Norte está sendo criada a Amacro, uma sub-região de desenvolvimento que envolve parte dos estados do Amazonas, Acre e Rondônia.

“A proposta da Amacro nasceu da importância desse olhar diferenciado. O fato é que essa região tem um grande espaço capaz de produção; pecuária, agropecuária, industrial e tá inserida dentro do eixo da Amazônia com as implicações legais do licenciamento ambiental com todas as suas dificuldades então é uma proposta que nasceu no Acre junto com a Embrapa, hoje a Sudam abraçou essa ideia e está institucionalizando oficialmente a Amacro como uma sub-região de desenvolvimento. A partir daí, estão sendo dadas as primeiras tratativas para se criar os tratamentos diferenciados legais, fazendo zoneamento, então nesse momento a Amacro está no âmbito da proposta de sua criação oficial”.

  • Fonte: g1.
- Publicidade -
Copiar