28 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Carta de indígenas acreanos exige a suspensão na construção da rodovia que ligará Cruzeiro do Sul a Pucallpa

Por

- Publicidade -

Entre os dias 11 e 14 deste mês, vários indígenas de todas as etnias do Acre estiveram mobilizados no 1° Acampamento Terra Livre Estado, em Rio Branco. Foi publicado nesta sexta-feira (15) o Documento Final do ATL no Acre. entre as questões abordadas na publicação, está a que os indígenas estão preocupados com a tentativa de reduzir a Reserva Extrativista Chico Mendes, uma proposta da deputada Mara Rocha.

Além disso, é pedido no documento a suspensão da proposta de construção de uma rodovia que ligará Cruzeiro do Sul, e todo o estado, a Pucallpa.

“Reivindicamos ações do governo brasileiro para a defesa das fronteiras e proteção da ameaça das estradas que estão sendo construídas no país vizinho e que afetará gravemente as terras
indígenas, a floresta e o meio ambiente no Alto Juruá. Exigimos ações contra a estrada que está sendo construída para ligar o Rio Ucayali e o Rio Juruá (Nueva Itália – Puerto Breu) na fronteira, e a suspensão da proposta de construção da estrada entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa, que está sendo promovida sem consulta, com risco de dano ao meio ambiente, grilagem, poluição dos rios, invasão dos nossos territórios e dos isolados”, diz parte do documento.

https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:60016d10-2650-3e57-9b9d-536ab2fe5030#pageNum=1

- Publicidade -
Copiar