26 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Concurso do Censo 2022: gabarito preliminar de provas do IBGE deve ser divulgado nesta segunda-feira

Por

- Publicidade -

A Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora dos concursos para mais de 206 mil vagas temporárias no Censo 2022, prevê divulgar nesta segunda-feira (11) os gabaritos preliminares das provas, realizadas no domingo.

Os gabaritos definitivos, no entanto, estarão disponíveis em 13 de maio de 2022. O resultado final dos aprovados será divulgado em 6 de maio de 2022.

A previsão de contratação dos agentes censitários é a partir de 31 de maio de 2022. Já a convocação para o treinamento e contratação dos recenseadores estão previstas para o mês de junho de 2022.

Ao todo, 621.228 candidatos estavam habilitados para fazer as provas: 271.791 para o cargo de agente censitário e 349.437 para recenseador.

Distribuição das vagas

As vagas são distribuídas em 4.409 municípios do país para agente censitário e em 5.297 cidades para recenseador.

Como é o Censo

No ano que vem, cerca de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país.

A pesquisa revelará, entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

Realizado a cada 10 anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país.

O morador terá a opção de responder ao recenseador presencialmente, por telefone ou ainda preencher o questionário pela internet.

De qualquer forma, o recenseador terá que ir ao domicílio, seja para realizar a entrevista no local, obter o telefone do morador ou fornecer o link e a chave de acesso ao questionário para que o próprio morador preencha o questionário pela internet.

O IBGE informa que está desenvolvendo protocolos que garantam a segurança do recenseador e do morador durante a coleta das informações. Além dos procedimentos de segurança, como uso de máscara, álcool e distanciamento mínimo, o morador terá a alternativa de responder por telefone ou pela internet.

 

  • Por G1 
- Publicidade -
Copiar