22.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Em Cruzeiro do Sul, ano letivo de 2022 inicia 100% presencialmente nesta segunda-feira (11)

Por

- Publicidade -

Nesta segunda-feira (11), os alunos da rede estadual de ensino do Acre, puderam voltar as escolas de forma 100% presencial. Mesmo com as baixas no número de mortes e de novos casos de covid-19, alguns protocolos de segurança ainda serão mantidos: disponibilização de álcool em gel, aferição de temperatura, tapetes sanitizantes e uso de máscara obrigatório.

As aulas presenciais foram suspensas no dia 17 de março de 2020, mesma semana em que o Acre confirmou os primeiros casos do, até então, novo coronavírus. Por conta disso, as aulas passaram a ser realizadas de maneira remota. Em outubro de 2021, A educação retomou o ensino de maneira híbrida, alguns alunos em casa e outros em sala de aula.

Em Cruzeiro do Sul, as 24 escolas estaduais da área urbana retomaram as aulas presencialmente nesta segunda, já as instituições da zona rural iniciarão em maio. A coordenadora municipal de educação, Ruth Bernadino, explicou que das 19 escolas urbanas, apenas 10 iniciaram o ano letivo. Essas instituições iniciarão apenas na próxima segunda-feira (18).

“Isso aconteceu por alguns problemas, principalmente, sobre o planejamento. Não deu tempo as escolas estarem realizando com os seus professores, porque tivemos a semana anterior de formação para os gestores, e agora eles têm que planejar para iniciar o ano letivo”, explicou a coordenadora.

Ainda de acordo com Bernadino, cinco escolas estaduais não puderam iniciar as aulas presencialmente porque ainda estão acolhendo os desabrigados atingidos pela cheia do Rio Juruá. “Todas as escolas que não iniciaram hoje, dia 18 estarão iniciando o ano letivo, recebendo seus alunos que estão ansiosos para o retorno as aulas”, disse.

Vale destacar que ao todo na região são 24 escolas na zona urbana, 19 na zona rural sem equipe gestora e 21 com equipe gestora, além de 6 instituições indígenas.

- Publicidade -
Copiar