31.2 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Em Cruzeiro do Sul, Grupo Senzala promove workshop cultural e esportivo referente a capoeira e a cultura afro-brasileira

Por

- Publicidade -

Iniciou nesta quinta-feira (21) em Cruzeiro do Sul, o Workshop Senzala, um projeto cultural financiado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cruzeiro do Sul, através da Lei do Incentivo à Cultura.

De acordo com o professor de capoeira Jonatas Cabral dos Santos, mais conhecido como Carcará, o projeto deveria ter acontecido a dois anos, mas por conta da pandemia de Covid-19, não foi possível.

O Grupo Senzala já vem atuando no município a oito anos e esse é um projeto que deve acontecer anualmente. Neste workshop acontecem diversas práticas culturais e esportivas referente a capoeira e a cultura afro-brasileira. “Todos os participantes são alunos do projeto social Grupo Senzala, são pessoas a partir dos 5 anos e não tem limite de idade. Trabalhamos tanto a cultura quanto o esporte, capoeira, samba, músicas”, relatou Jonatas.

O projeto iniciou na quinta-feira e se encerrará no sábado (23). “Dentro do projeto vai acontecer a roda de abertura, que é o tradicional da capoeira, alguns aulões com o mestre de Rio Branco, que será aberto ao público, também acontecerão oficinas de percussão, de tecido acrobático com um grupo que vem de Rio Branco e um Sarau Afro-Indígena com musicalidade indígena e uma oficina de trança nagô”, explicou Carcará.

Segundo o professor capoeirista, a expectativa são as melhores possíveis. “É um evento muito esperado, as expectativas são as melhores possíveis. Estamos com a ideia de um público de, pelo menos, 100 pessoas. Está vindo uma galera de Rio Branco e estamos muito felizes”, disse.

- Publicidade -
Copiar