29.4 C
Juruá
terça-feira, abril 16, 2024

Filhotes de onças resgatadas são batizadas com o nome da dupla sertaneja Maiara e Maraisa no Acre

Por

- Publicidade -

Sem condições de serem reinseridas na natureza, as duas filhotes de onça-pintada, encontradas após a morte da mãe, em Sena Madureira, no interior do Acre, foram apresentadas como novos membros do Parque Chico Mendes, em Rio Branco, nesta quinta-feira (7).

Os animais receberam os nomes de Maiara e Maraisa e já estavam no parque desde dezembro do ano passado, mas s[o foram apresentadas agora.

O encarregado administrativo do parque, Tallison Oliveira, disse que as onças têm aproximadamente sete meses e durante esse período estavam em quarentena e preparo para a exibição. Foi período de cerca de quatro meses de preparação.

“Estas oncinhas foram trazidas para o parque através de uma parceria da Semapi [Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas] e do Cetas [Centro de Triagem de Animais Silvestres] em dezembro de 2021, e desde então, elas estavam em um setor chamado de quarentena, onde o animal fica em observação e são feitos os primeiros cuidados para depois colocar em exibição”, contou.

Oliveira disse que, durante esse período, as onças passaram por todo um processo de condicionamento e cuidados iniciais para que esse animal não tivesse um estresse quando ficasse exposto para a população.

Os animais estavam em Sena Madureira, onde foi feito o resgate pelo Corpo de Bombeiros e trazida para a capital acreana. Após todos os passos burocráticos foi feita a oferta ao parque, para saber se tinha o interesse em recebê-las, e foram acolhidas no local e se juntam a várias outras espécies que também estão em exibição.

Oncinhas passaram por pelo menos quatro meses de quarentena antes de exibição — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre

Sem poder voltar à natureza

Ele explicou que para animais filhotes fica mais complicada a devolução para a natureza porque é a mãe que faz todo um ensinamento de caça, de fuga, e por isso não foi possível a reinserção das duas.

“Esse trabalho de inserção na natureza para um filhote, depois que tem o contato com o ser humano e ser alimentado é muito complicado, difícil, porque o animal fica condicionado a ter aquela comida fornecida por alguém. O que na natureza não vai acontecer porque ele é ensinado pela mãe qual é a caça, o alimento que ele pode conseguir com a vida livre. Então, foi avaliado que estes animais não estão mais aptos. O histórico é que a mãe já tinha morrido”, explicou.

  • Fonte: g1 Acre.
- Publicidade -
Copiar