22.9 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Mâncio Lima realiza a tradicional Feira do Peixe e Agricultura Familiar na semana santa

Por

- Publicidade -

Iniciou nesta terça-feira (12), a IV Feira do Peixe e Agricultura Familiar, na Praça São Sebastião, em Mâncio Lima. O evento acontece tradicionalmente todos os anos na semana santa e deve se estender até quinta-feira (14).

No local, peixeiros e agricultores comercializam pescado, frutas, verduras e produtos regionais derivados do peixe e da agricultura familiar. Peixes tradicionais da região como o piau, tambaqui, matrinxã e pirapitinga são alguns dos pescados disponíveis.

Alana Souza, secretária de produção do município, disse que o evento foi preparado com muito carinho para os mânciolimenses e que as expectativas para a feira são altas. “Eu acredito que vai até superar as nossas expectativas, porque eu já vejo um grande movimento por aqui. A noite também teremos a Noite da Canção que vai atrair muito público”, disse.

De acordo com o prefeito do município, Isaac Lima, Mâncio Lima acredita muito na produção rural, por isso, essa atividade será intensificada. “Vamos apoiar cada vez mais para termos produtos de qualidade, produtos que possam ser plantados e colhidos em grande escala”, destacou.

A IV Feira do Peixe e Agricultura Familiar conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Dulce Silva faz parte da equipe do SEBRAE e, segundo ela, esse evento é importantíssimo para desenvolver a economia local. “Isso tem feito com que os produtores cada vez mais tenham um incentivo de produzir, porque vai ter um retorno e um apoio da Prefeitura e do SEBRAE”, disse.

Durante o primeiro dia da feira, foi realizada uma homenagem para o pescador e produtor rural Orlando José Rocha de Souza, pai da secretária de produção, que faleceu em 2021 vítima da Covid-19. A canoa usada por ele foi exposta na feira e a sua esposa, Angela Nery recebeu um prêmio em nome do marido. “Eu me sinto feliz e ao mesmo tempo triste. Feliz por ser o primeiro evento realizado pela Alana, é um orgulho muito grande como mãe. Eu creio que o meu marido esteja feliz e agradecido por ter sido homenageado por algo que ele tanto amava”, contou.

Veltemir Dantas, piscicultor, destacou que esse é um momento ímpar no município. “O produtor pode expor o seu produto e trazer credibilidade aos produtos da região”, disse.

  • Com reportagens de Beatriz Santos, do Juruá em Tempo.
- Publicidade -
Copiar