23.5 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

“O Brasil precisa conhecer o Acre”, diz governador durante encerramento de seletiva nacional estudantil, em Rio Branco

Por

- Publicidade -

Com mais de 300 pessoas envolvidas, vindas de todos os estados da federação brasileira, mais o Distrito Federal (DF), o Acre encerrou neste domingo, 17, a primeira competição seletiva de vôlei de praia estudantil do país.

A disputa foi realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Rio Branco e terminou com as duplas vencedoras da série Ouro, tanto da categoria masculina, como da feminina, garantindo vaga na Gymnasiade internacional que acontecerá no mês de maio, em Normandia, na França.

A competição começou na sexta-feira, 15 e terminou neste domingo, 17, na Associação Atlética Banco do Brasil. Foto: Diego Gurgel/Secom.

“É necessário que o Brasil conheça o Acre, o estado que brigou pra ser brasileiro. Normalmente essas competições só acontecem na região sul e sudeste do país. Mostramos que também podemos sediar uma um evento nacional, que podemos valorizar o esporte e de quebra, movimentar nossa economia. Foi uma oportunidade ímpar e parabenizo todos os envolvidos”, disse o governador.

O governador agradeceu a confederação pela confiança em permitir que o Acre sediasse um evento a novel nacional. Foto: Diego Gurgel/Secom.

A Gymnasiade é uma espécie de olimpíada estudantil mundial e a seletiva aconteceu simultaneamente entre os dias 15 e 17 de abril, em outros 120 países espalhados pelo mundo. No Brasil, ela foi organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que por meio de uma petição do governador Gladson Cameli, resolveu sediar a Seletiva nacional no estado do Acre.

“Começamos a fazer o processo seletivo em Sergipe e conversando com alguns representantes de Estado, recebemos uma desafio do governador do Acre, que me pediu pra trazer a competição para a região Norte. Aceitamos o desafio e encontramos no estado um ambiente favorável para realizar a competição. Tudo aconteceu como planejado e marcamos história trazendo a primeira seletiva de vôlei de praia escolar do Brasil, para o Acre”, explicou o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora.

Antônio Hora, explicou como decidiu realizar a seletiva no Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom.

Na categoria masculina, a dupla classificada para participar da Gymnasiade na França, representa o estado do Paraná e da categoria feminina, o estado da Paraíba. Apesar de não estar entre os vencedores desta seletiva, os atletas do Acre foram classificados como a 8ª melhor dupla de vôlei de praia escolar do Brasil, e agora, passa a ser considerada elite entre os atletas de nível nacional.

Com direito a massagem, atendimentos fisioterapicos e de saúde, os atletas vencedores da categoria masculina disseram estar satisfeitos com o resultado da competição. Foram três horas de voo até chegarem ao Acre, cansados, mas não deixaram a desejar na disputa, vencendo a dupla rival no último sete do jogo, de virada.

“A expectativa é fazer bonito também nos jogos da França. Nos preparamos para essa seletiva desde o começo do ano e estamos felizes com o resultado. Esperamos saber representar nosso país lá fora e quem sabe seguirmos carreira participando não só de competições como esta, mas também de verdadeiros jogos olímpicos mundiais”, finalizou a o atleta estudantil pelo estado do Paraná, Henrique Camboim.

Henrique Camboim e Gustavo Schreder foram os vencedores do voley de praia masculino estudantil e vão representar o país na França. Foto: Diego Gurgel/Secom.

Participam também do evento, o chefe do Departamento de Esportes da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), Junior Santiago e o deputado estadual acreano, Neném Almeida.

- Publicidade -
Copiar