Início / Versão completa
Política

PT aprova Alckmin como vice de Lula e federação com PCdoB e PV

Por Redação Juruá em Tempo. 14/04/2022 07:34
Publicidade

O Diretório Nacional do PT aprovou na tarde desta quarta-feira, 13, o nome do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) como vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na chapa presidencial. Foram 68 votos favoráveis ao nome do ex-tucano e 16 contra.

Publicidade

O nome de Alckmin como vice havia sido apresentado pelo PSB ao PT oficialmente no dia 8 de abril, mas era preciso esperar a aprovação da cúpula petista. Os nomes agora precisam ser oficializados nas convenções nacionais das duas siglas, que devem ocorrer em junho. De qualquer forma, a chapa já será apresentada, mesmo que informalmente, no dia 7 de maio, quando haverá o lançamento da pré-candidatura de Lula.

A reunião também aprovou a coligação nacional com o PSB e a federação partidária com PCdoB e PV – diferente da coligação, que é só para o atual processo eleitoral, a federação é válida por quatro anos para todas as esferas (municipal, estadual e federal).

A federação agora precisará ser aprovada por uma assembleia dos três partidos e depois submetida ao  Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PSB chegou a negociar a sua participação nessa federação, mas decidiu se retirar por causa das divergências com o PT em alguns estados, como São Paulo.

Publicidade
Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.