26.1 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Ações do Maio Amarelo promovem a conscientização no trânsito de Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014[2], com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Foi instaurado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011.

A 1ª CIRETRAN de Cruzeiro do Sul (AC), em parceria com a Secretaria de Trânsito do município e o Pelotão de Transito do 6º BPM, está promovendo uma programação do “Maio Amarelo” para conscientizar sobre mortes no trânsito. A programação conta com blitz educativa, palestras em escolas, entrega de panfletos, dentre outras atividades que serão elaboradas neste mês.

Segundo informou o gerente do Detran em Cruzeiro do Sul, Izaias Queiroz, o objetivo é conscientizar a população. “É um mês importante, onde buscamos conscientizar a sociedade para que possamos construir juntos um trânsito mais seguro. Nosso objetivo é conscientizar o maior número de pessoa possível, principalmente na frente das escolas, onde os condutores de veículos devem respeitar os limites de velocidade e faixa de pedestre”.

O Pelotão de Trânsito do 6º Batalhão de Polícia Militar também está fazendo parte da ação que visa reduzir os números de acidentes de trânsito no Vale do Juruá. “Os órgãos do governo estão unidos com a intenção única de reduzir as fatalidades no trânsito de Cruzeiro do Sul e Vale do Juruá. Precisamos de ações como esta para reduzir o número de acidentes em nossa cidade”, disse Tenente Robson Belo, comandante do pelotão de trânsito.

Em busca de manter um trânsito tranquilo, a Secretaria de Trânsito de Cruzeiro do Sul, através do secretário adjunto Jonas Lima, informou que está em trabalho de sinalização da grande maioria das vias da cidade.

“Desde 2021 a secretaria de trânsito intensificou a parte de sinalização da grande maioria das vias de Cruzeiro do Sul, isso foi possível por conta da parceria que temos com o Detran/AC. Neste mês de Maio, iremos realizar visita em algumas instituições para conscientizar a população”, finalizou Lima.

- Publicidade -
Copiar