26 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Cruzeirenses lotam TRE para regularização do título de eleitor

Por

- Publicidade -

2022 é um ano importante para o Brasil, já que é palco das eleições. Apesar de ser um assunto polêmico, e taxado até mesmo como chato, a política faz parte da vida de cada cidadão. Embora quando se fale em “processo eleitoral”, venha imediatamente à cabeça a figura dos candidatos, partidos e coligações, não se pode esquecer que tudo isso só acontece com a participação do mais importante sujeito: o eleitor-cidadão.

Por isso, espera-se que cada um assuma a sua posição de eleitor. Não há dúvidas de que o voto é a melhor e maior arma que a população dispõe contra e/ou a favor do governo, por isso é tão importante a regularização do Título de Eleitor.

No Brasil, o voto é obrigatório apenas a partir dos 18 anos de idade e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, os maiores de 70 e os analfabetos. Apesar de ser facultativo, os jovens que completam 16 anos até outubro são amplamente encorajados a tirar o título de eleitor e exercer seu direito a democracia.

O prazo para regulamentação do documento acaba nesta quarta-feira (04). O título pode ser tirado pela internet, através do Portal do Tribunal Superior Eleitoral, de forma rápida e gratuita, sem precisar sair de casa. Apesar disso, muitos cruzeirenses preferiram ir até o TRE para realizar o procedimento.

Zadrick Oliveira da Silva é um jovem de 18 anos que votará pela primeira vez nas eleições de outubro de 2022. Para ele, tirar o título de eleitor é importante para “dá um bom futuro para os jovens e as nossas crianças. Por isso vou exercer meu papel de cidadão”, explicou.

José de Souza é digitador do TRE em Cruzeiro do Sul e, de acordo com ele, as pessoas estão deixando para regularizar e tirar o título de eleitor na última hora. “Nesses últimos três dias a demanda está muito grande. Ontem, provavelmente, chegamos a atender umas 800 pessoas e hoje, eu acho que já está com mais de 200”, disse.

Os atendimentos no Tribunal Superior Eleitoral Municipal serão encerrados a partir das 18h.

  • Com reportagens de Clebson Santos, do Juruá em Tempo.
- Publicidade -
Copiar