26 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Indígenas ganham curso de brigadistas voluntários fornecidos pelo Ibama

Por

- Publicidade -

Nos dias 13 a 15 de abril, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, a formação da primeira brigada voluntária indígena do estado do Acre. O curso, ministrado pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), foi uma iniciativa da Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre) e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID) por meio do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS).

As atividades ocorreram na aldeia Shane kaya, da Terra Indígena Katukina/Kaxinawa, localizada no município de Feijó (AC). Ao todo 13 alunos de dois povos indígenas (Shanenawa e Huni kuin) participaram do treinamento. Ferramentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) a serem usados pelos brigadistas das comunidades indígenas em incêndios florestais serão fornecidos pelo USFS.

“Além disso, a brigada também pode atuar na conscientização dos demais indígenas para o uso responsável do fogo”, explicou o coordenador estadual do Prevfogo no Acre, Diogo Selhorst.

- Publicidade -
Copiar