26.1 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Mecânico resgatado após acidente de helicóptero em Cruzeiro do Sul apresenta quadro delicado e aguarda transferência para a capital

Por

- Publicidade -

O mecânico foi o último a ser resgatado após o acidente envolvendo um helicóptero que caiu no último domingo (08) próximo ao Rio Croa, em Cruzeiro do Sul. O homem foi encaminhado para o Hospital do Juruá e de acordo com a direção da unidade hospitalar, foi pedido junto ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD) a transferência do paciente para o Pronto Socorro de Rio Branco.

Segundo Elcimar dos Reis, diretor clínico do hospital, o mecânico sofreu uma fratura na segunda vértebra e o quadro dele é delicado, pois precisa passar por uma neurocirurgia. A transferência para Rio Branco deverá acontecer ainda nesta terça-feira (10).

“Ele chegou por volta das 19h de segunda, continua internado na enfermaria, teve fratura na segunda vértebra lombar. É um quadro delicado, precisa ser operado pela neurocirurgia para não lesionar os nervos. Corre risco de perder os movimentos das pernas. Ele está acordado, sente as pernas, está só com uma mudança na sensibilidade. Foi solicitado TFD e está aguardando a liberação para ser transferido para Rio Branco ainda nesta terça”, informou Reis.

A respeito das demais vítimas do acidente, a direção da unidade hospitalar informou que o piloto e técnico de enfermagem, os primeiros a deixarem o local do acidente, já receberam alta. O hospital ainda divulgará o estado de saúde dos pais e das crianças que também estavam no local.

Resgates

Equipes do Corpo de Bombeiros, do 61° Batalhão de Infantaria de Selva e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foram responsáveis pelo resgate do mecânico nesta segunda-feira (10). Ele foi encaminhado para o quartel da Polícia Militar e em seguida o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) o levou para o hospital. O paciente se queixava de dores na região lombar e não conseguia andar.

O acidente aconteceu na tarde de domingo (08) a cerca de 3km das margens do Rio Croa. Inicialmente o governo divulgou que seriam quatro vítimas, mas, nessa segunda, os dados foram atualizados pelos bombeiros e esse número subiu para sete. O governo divulgou ainda que o helicóptero era particular e prestava serviço para a Fundação Nacional do Índio (Funai), porém a Funai rebateu dizendo que a aeronave pertence a Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde.

Entre as vítimas estavam: dois bebês gêmeos de 1 ano e 4 meses, os pais, o piloto e técnico de enfermagem, que foram resgatados com escoriações leves, e o mecânico.

Piloto e técnico de enfermagem andaram até um local onde puderam pedir ajuda. No momento em que a equipe dos bombeiros chegou ao local do acidente, resgataram os bebês e os pais deles. Após mais de cinco horas mata a dentro para voltarem, eles chegaram com as vítimas já por volta das 2h desta segunda e elas foram levadas ao hospital em Cruzeiro do Sul.

Dois bombeiros ficaram no local aguardando a aeronave do Ciopaer para realizar o resgate do mecânico. As equipes preferiram dá prioridade para retirar as crianças, já que as duas estavam com pneumonia.

- Publicidade -
Copiar