terça-feira, 17 maio 2022
O Juruá Em Tempo
  • INÍCIO
  • Últimas Notícias
  • ACRE
  • Polícia
  • Política
  • Colunas
    • OBSERVATÓRIO DO JURUÁ
    • DEBATE CRUZEIRO
    • O PARLAMENTO
    • NOSSO CANTINHO
  • Esporte
  • COTIDIANO
Sem Resultado
Ver todos os resultados
O Juruá Em Tempo
  • INÍCIO
  • Últimas Notícias
  • ACRE
  • Polícia
  • Política
  • Colunas
    • OBSERVATÓRIO DO JURUÁ
    • DEBATE CRUZEIRO
    • O PARLAMENTO
    • NOSSO CANTINHO
  • Esporte
  • COTIDIANO
Sem Resultado
Ver todos os resultados
O Juruá Em Tempo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Política

PSOL oficializa apoio a Lula nas eleições de outubro

Redação Juruá em Tempo. por Redação Juruá em Tempo.
1 de maio de 2022
PSOL oficializa apoio a Lula nas eleições de outubro
FacebookTwitter

O diretório nacional do PSOL aprovou neste sábado, 30, por 35 votos a 25, o apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto nas eleições de outubro. Será a primeira vez, desde sua fundação em 2004, a partir de uma dissidência do PT, que o partido de esquerda não terá candidato à Presidência da República.

“A união da esquerda em torno da candidatura de Lula é sem dúvida a melhor tática para derrotar Bolsonaro. Estamos felizes e esperançosos com essa decisão. Na semana que vem já iniciaremos as conversas para participar do conselho político da campanha e da  coordenação do programa de governo”, diz o presidente do PSOL, Juliano Medeiros.

Segundo o dirigente psolista, o próximo passo do partido será dialogar com a Rede Sustentabilidade, com a qual o partido fechou uma federação partidária, para que ingressem formalmente na coligação encabeçada pelo PT.

A decisão histórica não foi aprovada sem choro e ranger de dentes, como mostrou a diferença de apenas dez votos no diretório. Embora a direção nacional, encabeçada por Juliano Medeiros, tenha sinalizado o apoio a Lula, uma corrente minoritária no partido queria lançar a candidatura do deputado federal Glauber Braga (RJ) à Presidência. Há ainda muitas críticas na legenda à escolha do ex-governador tucano Geraldo Alckmin (PSB) para ser o vice de Lula.

Também havia divergências sobre a decisão de Guilherme Boulos, presidenciável da sigla em 2018 e segundo colocado na eleição à Prefeitura de São Paulo em 2020, de desistir da candidatura ao governo paulista em favor de Fernando Haddad (PT). O grupo dissidente chegou a lançar o nome da vereadora Mariana Conti, de Campinas, e esse tema também deve incendiar o encontro.

A adesão a Lula passa pela imposição de vários pontos programáticos dos quais o PSOL diz não abrir mão. Uma lista com doze propostas iniciais já foi elaborada, e inclui a revogação das reformas da Previdência e trabalhista, o fim do teto de gastos, a “retomada do controle público da Petrobras” e o “controle social sobre os monopólios da grande mídia”. Boa parte delas já foi aceita pelo PT.

Frente de esquerda

Por causa do encontro do PSOL, o PT decidiu adiar para 7 de maio o lançamento da candidatura de Lula, que estava previsto inicialmente para este sábado. E não é para menos: a adesão do PSOL fará com que Lula feche uma frente com todos os principais partidos de esquerda.

O petista já tem o apoio do PSB – que indicou o vice Alckmin – e do PV e do PCdoB, com quem formou federação. Na quarta-feira, 27, recebeu o apoio formal da Rede, numa articulação conduzida pelo senador Randolfe Rodrigues (AP), que terá papel importante na campanha de Lula.

A adesão em massa das siglas de esquerda a Lula deixou descontentes não só no PSOL. Na Rede, a ex-senadora Heloísa Helena, ex-petista, se recusa a apoiar Lula e já anunciou ser simpática a Ciro Gomes (PDT). A ex-ministra e também ex-senadora Marina Silva, outra ex-petista, mantém uma indefinição, mas faz críticas ao petista, de cujo governo saiu descontente em maio de 2008 – ela era ministra do Meio Ambiente.

DESTAQUE

Postagem anterior

Domingo (1) vai ser com tempo abafado e céu com poucas nuvens no Acre, prevê Sipam

Próxima postagem

Aeroporto de Odessa é destruído com avanço russo na Ucrânia

Próxima postagem
Aeroporto de Odessa é destruído com avanço russo na Ucrânia

Aeroporto de Odessa é destruído com avanço russo na Ucrânia

Facebook Twitter
O Juruá Em Tempo

Av. Getúlio Vargas nº22 - salas 7 e 8 - Centro - Cruzeiro do Sul AC
Editor Chefe: Uilian Richard Silva
Jornalista: Uilian Richard Silva
Repórter: Beatriz dos Santos da Silva
Repórter: Clebson Santos
Escritor: Emerson da Silva Pereira
Escritor: Emily Vitória Vasconcelos da Silva
Diretora Geral: Midiã Lebre de Sá


Artigos e matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores
Razão Social: MIDIA L. DE SA
CNPJ:34.394.735/0001-69

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas Notícias

  • PSD do Juruá lança advogado João Tota como pré-candidato a vice-governador na chapa de Petecão
  • Margaridas e Garis recebem homenagem e entrega de uniformes e equipamentos da prefeitura no dia da classe
  • Dilza Ribeiro e João Tota, os nomes em discussão no PSD para vice na chapa de Petecão
  • “Por Deus que está no céu, eu nunca serei preso”, diz Bolsonaro
  • Acre segue sem novos casos e mortes por Covid-19 nesta segunda-feira (16)
  • “Foi uma surpresa enorme”, conta Jovem Senadora que representará o Acre em Brasília
  • Pré-candidato a governador, Jenilson Leite quer investir no setor agrícola para aquecer a economia do Acre
  • Estado realiza 4º encontro da Rede Acreana de Planejamento e Orçamento Governamental
O Juruá em Tempo

© 2021 Jurua em tempo - Desenvolvido e Hospedado por TupaHost.

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • INÍCIO
  • Últimas Notícias
  • ACRE
  • Polícia
  • Política
  • Colunas
    • OBSERVATÓRIO DO JURUÁ
    • DEBATE CRUZEIRO
    • O PARLAMENTO
    • NOSSO CANTINHO
  • Esporte
  • COTIDIANO

© 2021 Jurua em tempo - Desenvolvido e Hospedado por TupaHost.

error: Alert: O conteúdo está protegido !!