Ícone do site O Juruá Em Tempo

Após vencer duas edições, Marechal Thaumaturgo se prepara para concorrer novamente ao selo UNICEF

Há um ano, o município de Marechal Thaumaturgo aderiu ao selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Os maiores beneficiados com o selo são, sem dúvida, as crianças e os adolescentes, que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos.

O prefeito, Valdélio Furtado, recebeu em seu gabinete os secretários e toda a equipe que faz parte do selo UNICEF do município. Marechal Thaumaturgo foi vencedor da primeira e segunda edição do selo e está novamente concorrendo.

“Estamos aí com um ano de ações sendo promovida dentro desse objetivo, de cumprir as metas do selo UNICEF, e tem dado certo. Ficamos felizes pelo trabalho que vem sendo realizado e a gestão tem dado todo apoio a esse grupo que vem trabalhando em fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes”, disse o prefeito.

A atual meta do município, tem a ver com o empoderamento feminino. “Tem dado certo, estamos atingindo uma meta bem elevada de mulheres participando diretamente das ações do programa”, explicou.

Valdélio explicou ainda que muitas outras ações estão sendo criadas. “Criação do Plano Municipal da Primeira Infância decenal e várias ações para serem realizadas no decorrer desses anos”, finalizou.

Cleudo França, coordenador do selo UNICEF em Marechal Thaumaturgo e mobilizador estadual do selo no Acre, explicou a importância da reunião com os setores que auxiliam as ações no município. O encontro foi mais voltado para avaliações das ações referentes ao ano de 2021. “Essa reunião foi para avaliar como está o andamento das ações e para avaliar as próximas ações, com a participação de todos os setores que fazem o selo UNICEF acontecer”, disse.

Vale destacar que Marechal Thaumaturgo é o único município que já está com todas as ações de junho concluídas. “O município hoje é referência, não só no estado do Acre, mas também no território amazônico, na Amazônia Legal, onde nós temos hoje o maior [Núcleo de Cidadania de Adolescentes] NUCA da nossa região e do Brasil”, destacou.

Dentre as ações realizadas estão sendo realizadas na assistência, educação, saúde e NUCA. São realizadas campanhas educativas, políticas públicas sociais, eventos esportivos, de lazer e culturais a crianças, adolescentes e jovens.

Sair da versão mobile