23.8 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Com aumento dos casos de síndromes respiratórias no Acre, Saúde do Estado amplia leitos pediátricos e faz alerta à população

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

O Acre, assim como outros 16 estados do país, tem registrado um aumento do número de casos de síndromes respiratórias nos últimos meses. De abril até a presente data foram 96 casos notificados de crianças que precisaram passar por internação no Pronto-Socorro de Rio Branco e outras nove que foram a óbito com idades entre 2 meses e 4 anos.

Os gestores de saúde do estado se reuniram para falar sobre os índices em coletiva. Foto: Odair Leal/Secom

Diante do atual cenário, a secretária de Estado de Saúde do Acre, Paula Mariano, realizou uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 8, no auditório do Pronto-Socorro, para falar sobre esses índices e mostrar quais medidas estão sendo tomadas dentro das principais unidades de saúde do Acre. Um alerta também foi feito à população acreana, para a manutenção e reforço dos cuidados com a saúde das crianças.

“Nós temos monitorado os casos que chegam em nossas unidades e a maioria está associada ao Vírus Sinsicial Respiratório (VSR). Não se trata de um vírus novo, mas que voltou a circular com maior agressividade, atingindo principalmente crianças menores de 5 anos, tornando-se grave naquelas com problemas de imunidade ou com comorbidades pré-existentes. Nesse período, é importante dar maior atenção às nossas crianças e reforçar as medidas de prevenção à saúde”, destacou a gestora.

Paula Mariano é secretária de Estado de Saúde do Acre. Foto: Odair Leal /Secom

Ampliação de Leitos:

No Hospital de Saúde da Criança (HSC), além dos 48 leitos de enfermaria existentes e nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foram criados mais 10 leitos na ala semi-intensiva. Já no Pronto-Socorro da capital, além dos dois leitos de emergência pediátrica e oito leitos de observação, foram ampliados oito leitos na ala de clínica cirúrgica e quatro leitos na ala semi-intensiva, com possibilidade de aumentar, caso haja necessidade.

Foram mais de 20 leitos ampliados. Foto: arquivo Secom

“É importante frisar que a Saúde não deixou de dar assistência a nenhuma criança. São nossa prioridade e esse cuidado também é uma determinação do nosso governador. Temos uma equipe multidisciplinar, equipamentos e medicação necessária parar dar suporte a quem busca por atendimento em nossas unidades. Não posso dizer que temos leitos suficientes, porque todos os estados do país enfrentam o mesmo problema, mas estamos ampliando e dando suporte necessário, sem negar atendimento a nenhum paciente”, destacou Mariano.

O que são síndromes respiratórias:

São infecções que atingem o sistema respiratório e podem ser causadas por diferentes tipos de vírus. Os mais conhecidos são: Influenza, SARS-CoV-2, adenovírus, rinovírus e o vírus sinsicial respiratório. É preciso saber diferenciar a gripe de uma síndrome respiratória aguda. Quando a febre, calafrios, dores musculares, tosse, dor de cabeça, corrimento nasal, dor de garganta, forem associados a falta de ar, cansaço e baixa oxigenação no sangue é preciso procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Quais as formas de prevenção?

Além da imunização anual, é importante tomar outros cuidados como higienizar frequentemente as mãos; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, usando lenço ou protegendo com a dobra do braço; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Vacinação contra a Influenza

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 24 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Entre os grupos prioritários estão as crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Os pais ou responsáveis podem procurar as unidades de saúde do município, munidos da carteira de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), para obterem a imunização.

- Publicidade -
Copiar