26 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Com suspeitas em Rondônia, Acre cria plano de ação para monitorar varíola dos macacos

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Dois casos suspeitos da varíola dos macacos foram notificados em Rondônia, por conta disso, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou que já monitorando a situação e que um plano de ação foi elaborado visando a situação.

A informação foi concedida pela coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Acre (CIEVS), Recleide Darub. Não foram dados mais detalhes sobre o assunto. A secretária estadual de saúde, Paula Mariano, não pode se manifestar, pois, segundo a assessoria do seu gabinete, passou por um procedimento cirúrgico nesta segunda-feira (6).

Conforme a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), os dois casos já estão sendo investigados. Nenhuma confirmação foi feita ainda. De acordo com as informações, os pacientes suspeitos “seguiam isolados e clinicamente bem”, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde até esta segunda-feira.

Os sintomas da doença pode ser: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão, podendo aparecer uma erupção cutânea que pode atingir o rosto e outras partes do corpo.

Vale lembrar que, até o momento, o país não possui nenhum caso confirmado da nova varíola dos macacos. O Ministério da Saúde divulgou uma nota nesta segunda-feira, onde afirma haver sete casos sendo investigados no Brasil.

- Publicidade -
Copiar