29.4 C
Juruá
terça-feira, abril 16, 2024

Em 2022, mais de 40 mil pessoas são esperadas no tradicional Novenário Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Na manhã desta quarta-feira (08), o prefeito Zequinha se reuniu com autoridades em uma coletiva de imprensa na Catedral, para discutir o cronograma do tradicional Novenário em honra a Nossa Senhora da Glória, que acontecerá no mês de agosto, em Cruzeiro do Sul.

O prefeito Zequinha Lima, disse que há uma expectativa muito grande para a retomada da festa. “Foram, praticamente, dois anos sem poder realizar da forma mais tradicional. O município sempre foi parceiro e não vai ser diferente agora, é importante que possamos realizar a maior festa religiosa do Acre, sempre superando a cada ano essa festa da Padroeira Nossa Senhora da Glória”, disse.

Luiz Cunha, presidente da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul, disse que, além do aspecto social, o novenário faz parte da economia local ao fomentar o comércio. “Cruzeiro do Sul sempre foi nesse período do ano um polo de encontro e uma grande feira onde aquece o comércio. E isso é muito importante para esse momento de retomada para a nossa economia”, explicou.

Dentre os setores comerciais que participarão da festa, estarão de confecções, alimentação, hoteleiros e o comércio em geral. “Isso tem um aspecto muito positivo nas vendas do comércio geral”, disse.

Para o bispo Don Flávio o novenário ficará marcado como uma retomada para o Vale do Juruá. “Queremos que seja um momento de agradecimento a Deus por termos superados, apesar dos sofrimentos e perdas humanas e econômicas, graças a Deus estamos aqui prontos”, destacou.

Foto: Marcos Santos.

Além da tradicional procissão, será realizada uma carreata e uma corrida organizada pela Polícia Militar do município. “Vamos esticar quase 1km a mais até a frente do Flodoardo e de lá descer e voltar pelo Morro da Glória”, disse.

Em 2019, cerca de 40 mil pessoas participarão da procissão, agora o esperado é que esse número seja bem maior.

Em 2022, o tema do novenário será “Aqui estão teus filhos”. “Faz referência as últimas frases que Jesus disse quando estava na cruz e olhando para baixo viu sua mãe, viu Maria Madalena, sua tia e o discípulo João. É interessante que João não coloca se próprio nome, ele usa ‘discípulo amado’, assim cada um de nós podemos colocar seu nome. Nós queremos continuar esse evangelho dizendo ‘Nossa Senhora, aqui estão teus filhos, então cuida da gente’”, disse o bispo.

A noite de encerramento será marcada por um show do Frei Renan Barros, de Rio Branco. “Temos tantos artistas locais, temos que valorizar a prata da casa, aqui do Acre”, finalizou Don Flávio.

Foto: Marcos Santos.
- Publicidade -
Copiar