25 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Em Cruzeiro do Sul, retomada das Festas Juninas movimentam a economia

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

As festas juninas são comemorações que acontecem no mês de junho no Brasil. Nelas se comemoram três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e São João. Quem trouxe a festa junina para o Brasil foram os portugueses no período colonial. Em Portugal, a festa junina tinha o nome de festa Joanina, possivelmente pelo fato de acontecer em junho ou talvez por causa de São João, que é o principal santo da comemoração, motivo pelo qual as festas juninas também são chamadas de festa de São João.

Após dois anos sem as festas caipiras pelo Brasil, em decorrência da Covid-19, aos poucos, de maneira ainda tímida elas estão sendo retomadas.

Em Cruzeiro do Sul, escolas que costumavam atrair um grande público para suas festas estão com os preparativos a todo vapor durante os meses de junho e julho de 2022, como, por exemplo, a escola Craveiro Costa que realizará no dia 30 julho uma grande festa. No evento, serão vendidas comidas e bebidas típicas, haverá também pescaria, boate, barraca do beijo, prisão, quadrilha caipira, som ao vivo, grupos de dança e rifa de prêmios.

Sem dúvida, o evento movimentará toda a comunidade escolar: “para vender mais rifas organizamos uma disputa sadia entre nossos alunos, professores e funcionários. Esta disputa acontece por turmas. São 16 turmas. Daí as 5 primeiras que mais venderem rifas terão uma premiação extra após os festejos do caipira”. Explica o coordenador pedagógico auxiliar Flávio Rosas.

Outra tradicional festa caipira que também ocorrerá no mês de julho, 02, será do Colégio Instituto Santa Terezinha, dentre as atrações terão vendas de comidas típicas, brincadeiras de roda, apresentação de quadrilha caipira, sorteio de rifas, leilão, pescaria e som ao vivo.

- Publicidade -
Copiar