23.2 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Em todo o Acre, apenas 19,20% das crianças foram imunizadas com a vacina contra o sarampo

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Teve início em maio a Campanha Nacional de Imunização contra o Sarampo. A meta é vacinar pouco mais de 70 mil pessoas, entre servidores de saúde e crianças. Porém, segundo o portal do Governo do Acre, até o final do mês da campanha, o percentual de crianças vacinadas era de apenas 19,20% em todo o território acreano.

No estado, foi notificado apenas um caso suspeito de sarampo no município de Assis Brasil. O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), aguarda o resultado de uma segunda amostra que foi encaminhada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Um dos motivos para a volta dessa e de outras doenças é a baixa cobertura vacinal. A vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola, é um dos principais imunizantes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde dos municípios. A doença afeta principalmente crianças, portanto, é preciso vacinar”, destacou Gabriel Mesquita, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde do Acre.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de se evitar o sarampo é pela vacina.

- Publicidade -
Copiar