23.5 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Práticas de Terapias de Medicina Integrativa fazem sucesso na recuperação da saúde

Por Redação

- Publicidade -

Os tratamentos utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais e evidências científicas voltados para curar e prevenir diversas doenças como depressão, hipertensão, sequelas pós COVID e outras. Dentre as práticas, estão: apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia, terapia de florais e laser terapia . As práticas são regulamentadas pelo SUS e praticadas por diversos profissionais da áreas de saúde com pós graduação na área. Ao todo, o SUS regulamentou 29 procedimentos até agora.

Em 2006, quando foi criada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) eram reconhecidas apenas cinco procedimentos. Após 10 anos, em 2017, foram incorporadas 14 atividades, chegando as 19 práticas e hoje existem mais de 29 práticas oferecidas na promoção a saúde.

Em 2017, foram registrados 1,4 milhão de atendimentos individuais em práticas integrativas e complementares. Somando as atividades coletivas, a estimativa é que cerca de 5 milhões de pessoas por ano participem dessas práticas.
Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais se especializando na área devido aos excelentes resultados que muitos pacientes tem apresentado e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas. No ano passado foram capacitados mais de 30 mil profissionais.

- Publicidade -
Copiar