27.3 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Rio Acre surpreende com cheia inesperada em pleno verão amazônico

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A elevação do volume de água na Bacia do Rio Acre, em Rio Branco, surpreendeu a todos. Isso porque, esse é o período seco, comum para a região amazônica nessa é poca do ano.

Segundo a Defesa Civil, o manancial atingiu quase 9 metros nos últimos dias na estação de Aldeia dos Patos, um dos pontos de sua nascente. No município de Assis Brasil, a elevação chegou a 8m neste domingo (12) e ultrapassou em Xapuri nesta segunda-feira (13). A elevação deve acontecer em Rio Branco já nas próximas horas.

Com a frente fria que atinge a reunião, houve um acúmulo de umidade, o resultado disso foi uma súbita elevação em pleno verão amazônico. “Uma situação atípica. Em 52 anos de monitoramento não tínhamos notícia de algo assim”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.

Ainda de acordo com o coordenador, o Rio Acre está funcionando como igarapé e o que aconteceu é um repiquete. “Nada mais é do que uma enxurrada, e ao longodos próximos dias volta ao normal”, acrescentou.

Na capital acreana, o rio marcou 3,18 metros na última medição, que aconteceu na manhã desta segunda-feira.

- Publicidade -
Copiar