31.8 C
Juruá
sábado, junho 25, 2022

Terremoto em Tarauacá foi o segundo maior da história do Brasil, diz geofísico

Por Redação O Juruá em Tempo.

Sérgio Sacani é youtuber, geofísico, mestre em Engenharia e Petróleo e doutor em geofísica. Ele postou um vídeo em seu canal Space Today no YouTube, onde fala a respeito do terremoto de 6,5 na escala Richter, que aconteceu em Tarauacá na noite desta terça-feira (07).

Sacani tomou como base as informações do Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês), para explicar que, apesar de intenso, o terremoto teve seu ponto de impactou a 612.2 quilômetros de profundidade, por isso poucas pessoas sentiram o tremor. Não há registros de prejuízos causados pelo terremoto.

“O terremoto é muito grande, e por isso teve réplica. Normalmente terremotos muito grandes geram réplicas, ou seja, sismos mais fracos que acontecem depois. Este daí teve um sismo que aconteceu depois a 613 quilômetros de profundidade, sendo um terremoto de magnitude de 4.8 na escala Richter, às 22:53 (horário de Brasília)”, disse Sérgio.

“O maior terremoto registrado no Brasil aconteceu em 1955 no Mato Grosso, de 6.6 graus na escala Richter, que também não causou dano algum, como este do Acre”, ressaltou.

São comuns os registros de atividades sísmicas na região do Juruá, pela proximidade de placas tectônicas que se chocam, todavia em profundidade de cerca de 600km.

error: Alert: O conteúdo está protegido !!