Ícone do site O Juruá Em Tempo

Homem de Cruzeiro do Sul foi o 6° caso suspeito de varíola dos macacos registrado no Acre

Segundo uma nota da pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), divulgada nesta quarta-feira (13), o 6° caso notificado de Varíola dos Macacos no Acre, é um homem de Cruzeiro do Sul.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância de Saúde do Acre (Cievs) informou que esse caso foi notificado no último dia 06 de julho, mas apenas nesta semana constou no sistema.

Apesar de já ter havido seis notificações, quatro foram descartadas por critério laboratorial. Dessa forma, dois casos ainda seguem em investigação, um de Cruzeiro do Sul e outro de Rio Branco.

De acordo com informações da Sesacre, o paciente é comerciante em uma área indígena no município de Feijó. Ele teria tido contato com pessoas de outros países há três meses e outras cinco pessoas do estado de Minas Gerais, mas não teve contato físico direto com eles.

Os sintomas do paciente foram bolhas, febre de alta, dor de cabeça, fraqueza, e aumento dos linfonodos do pescoço no primeiro dia de sintomas. Desde o surgimento dos sintomas ele está em isolamento domiciliar.

Em uma avaliação mais recente, a Sesacre divulgou que o comerciante apresentou melhoras e possuía apenas três pequenas lesões, com presença de crosta. Entre os familiares e contatos íntimos não há ninguém com sintomas da doença.

CASOS

A Sesacre confirmou no dia 15 de junho que investigava o primeiro caso da doença no estado acreana. No dia 06 de julho veio o resultado negativo. No final de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul informou que investigava mais dois casos. No mesmo dia em que descartou o primeiro caso, a saúde informou que mais um estava em investigação, um paciente de Boca do Acre no Amazonas.

Nesta terça-feira (12), foi informada a quinta notificação. Destes casos notificados, dois estão em investigação.

Sair da versão mobile