25.5 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Incêndio florestal em Machu Picchu gera alerta para danos em 20 hectares do santuário de Cusco

Por Redação

- Publicidade -

Na última terça-feira, 28 de junho, por volta do meio-dia, um incêndio florestal foi relatado no distrito de Machu Picchu, província de Urubamba, Cusco. De acordo com o Município do distrito, o acidente teve origem no sítio arqueológico de “Llamakancha”, localizado no setor de San Antonio de Torntoy. Apesar de não ter deixado nenhum ferido, a emergência já destruiu cerca de 20 hectares.

De acordo com informações, o incêndio teria ocorrido na área que contém plataformas incas e edifícios de pedra. Os hectares afetados teriam sido o lar da vegetação e teme-se que haja possíveis danos aos restos arqueológicos ao redor do local.

Brigadas compostas por 40 pessoas chegaram à área, entre as quais estavam grupos de bombeiros, policiais, especialistas do Serviço Nacional de Áreas Protegidas do Estado, Direção Descentralizada de Cultura de Cusco, Escritório de Gerenciamento de Risco de Desastres, guardas florestais e cidadãos, que procuram apagar o acidente por longas horas. O Município Distrital de Machu Picchu emitiu um relatório indicando que o incêndio teria se espalhado como resultado do vento forte no local; além disso, apesar de ter se originado há mais de 24 horas, os esforços não teriam sido suficientes para acabar com isso.

Atualmente, as empresas PeruRail e InkaRail têm fornecido ajuda para a transferência e mobilização de pessoal e equipamentos que têm trabalhado lá e buscam apoio com logística. Do local, eles garantiram que, por enquanto, está sendo dada prioridade ao cuidado e salvaguarda do setor de Pampacahua. Esta medida é dada para proteger a integridade dos habitantes da área e garantir que o fogo não se espalhe mais.

Escritório de Gerenciamento de Risco de Desastres, guardas florestais e cidadãos, que procuram apagar o acidente por longas horas. O Município Distrital de Machu Picchu emitiu um relatório indicando que o incêndio teria se espalhado como resultado do vento forte no local; além disso, apesar de ter se originado há mais de 24 horas, os esforços não teriam sido suficientes para acabar com isso.

- Publicidade -
Copiar