Início / Versão completa
Acre

Vendas do varejo caíram 0,1% no Acre em maio de 2022, diz IBGE

Por Redação O Juruá em Tempo. 13/07/2022 10:16 Atualizado em 18/07/2022 14:51
Publicidade

Em maio desse ano, o volume de vendas do comércio varejista do Acre variou negativamente, caindo 0,1%, frente a abril. Em comparação com o resultado de 2021 a variação é de 0%, algo fora do comum.

Publicidade

Entre os meses de março e abril o resultado foi positivo, porém voltou a cair mesmo com as vendas de maio, mês das mães e das noivas. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira (13) pelo IBGE. Os fatores que influenciaram em resultado negativo no período são a inflação do mobiliário, que subiu 10,1% em maio de 2021, contra 21,2% em maio de 2022; da alimentação no domicílio: 15,43% em maio de 2021, contra 16,36% em maio de 2022; e do material de Construção:15,44 % em mai-2022.

Além disso, foi possível notar um aumento na taxa de juros: 4,25% em mai-2021, contra 13% em mai-2022. No País, média móvel trimestral cresceu 0,7%. Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista variou-0,2% frente a maio de 2021, primeira taxa negativa após três meses de altas. O acumulado no ano chegou a 1,8% e o acumulado nos últimos 12 meses, a -0,4%.

Em relação ao varejista ampliado (veículos, motos, partes e peças e material de construção), o volume de vendas variou 0,2%. A média móvel ficou em 0,2%. O acumulado no ano foi 1,0% e o acumulado em 12 meses, 0,3%. Em maio, o comércio varejista brasileiro, na margem, apresenta estabilidade (0,1%) em relação a abril, registrando cinco meses consecutivos no campo positivo: 2,3% em janeiro, 1,4% em fevereiro, 1,4% em março e 0,8% em abril. Dessa forma, o patamar da série histórica ajustada sazonalmente está 6,0% acima do mínimo local, que foi em dezembro de 2021.

Publicidade

As principais influências sobre o varejo, no mês de maio, são provenientes de produtos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e Tecidos, vestuário e calçados, no lado positivo, e Móveis e eletrodomésticos e outros artigos de uso pessoal e doméstico, no lado negativo.

A variação de 0,1% no volume de vendas do varejo, em maio deste ano, na série com ajuste sazonal, foi acompanhada de taxas positivas em seis das oito atividades, com destaque para: livros, jornais, revistas e papelaria (5,5%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,6%), Tecidos, vestuário e calçados (3,5%), Combustíveis e lubrificantes (2,1%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%).

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.