Nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul registrou um aumento nas ocorrências de incêndios florestais no Juruá, reflexo do início do verão amazônico. Contudo, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros, se comparado com o mesmo período do ano passado houve uma diminuição nos focos de queimadas.
Este ano o verão está sendo atípico, como informou o comandante Josadac Cavalcante, motivo que levou a queda dos casos de incêndio quando comparados ao período do ano passado, pois somente no mês de agosto de 2021, foram registradas 165 ocorrências, sendo que este ano (2022) no mesmo mês houve apenas 30. O fato é resultado da umidade alta, devido chuvas ocorridas de forma atípica.
O comandante explicou que durante o último final de semana, com a queda da umidade após friagem, ocorreram alguns incêndios de vegetação. “Semana passada tivemos seis ocorrências e essa semana agora já somamos mais de 13 atendidas nessa área”, disse.
No Acre, mais uma frente fria está prevista para ocorrer nos próximos dias, e após isso o ar deverá ficar mais seco, por isso, o Corpo de Bombeiros alerta a população para evitar queimadas.
“A gente tem intensificado nossas atividades de resposta e reforçando as guarnições para atuarem. Mas a gente sabe que não é suficiente. Militares da Força Nacional e de diversos estados estão aqui e em todos os batalhões do Estado do Acre reforçando as nossas atividades de resposta”, pontuou o comandante.
Com informações Juruá Online

