Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Acre entra em alerta para temporais com ventos de até 100 km/h nesta terça, 28
  • Marechal Thaumaturgo decreta situação de emergência após fortes chuvas e transbordamento de rios
  • Prolongamento da ponte sobre o Rio Tarauacá atinge 80% de execução
  • Famílias atingidas pela cheia do Rio Juruá são levadas para abrigos em Cruzeiro do Sul
  • De olho no prazo eleitoral, deputados cobram governo sobre execução de emendas
  • Delegacia de Homicídios do Acre bate recordes de pessoas indiciadas e inquéritos no primeiro trimestre de 2026
  • Defesa Civil libera mais de R$ 3,6 milhões para municípios do Acre
  • Indígena é preso acusado de estuprar enteada de 11 anos em Cruzeiro do Sul
  • Prefeito César Andrade decreta situação de emergência após Rio Juruá atingir 11,24 metros em Porto Walter
  • Tierry é confirmado como atração principal da Festa do Trabalhador em Rio Branco no dia 1º de maio
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, abril 28
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Ação civil pública pede convocação de bombeiros aprovados em concurso para ajudar no combate às queimadas no Acre

Por Redação Juruá em Tempo.24 de setembro de 2022Updated:27 de setembro de 20224 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Ministério Público do Acre (MP-AC) ajuizou uma ação civil pública com pedido de tutela antecipada para obrigar o Estado a convocar os bombeiros aprovados no último concurso, em janeiro deste ano. O certame abriu 153 vagas de nível superior para o cargo de soldado combate.

Sem nenhum dos aprovados tomar posse até o momento, o MP-AC destaca a necessidade no combate às queimadas no período de estiagem no estado e o baixo efetivo da corporação para atuar nos incêndios.

Dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que, entre janeiro e essa sexta-feira (23), o Acre tem quase 9 mil focos de incêndio. No mesmo período do ano passado, o total era de 8.828.

Atualmente, a corporação do Corpo de Bombeiros é composta por 422 militares. O número deve reduzir até o final do ano porque alguns militares vão para reserva remunerada ou passaram em outros concursos.

“No tocante ao perigo de dano, urge que o Estado do Acre providencie a nomeação dos candidatos que foram aprovados ao término do concurso público para o provimento de vagas dos quadros alunos soldados do Corpo de Bombeiros, tão logo seja divulgado o resultado da sua última etapa (curso de formação profissional), como medida necessária ao enfrentamento do gravíssimo quadro de aumento dos índices de queimadas urbanas e florestais, responsáveis pelos níveis críticos de materiais particulares que afetam a qualidade do ar no Estado”, destaca o promotor de Justiça Luis Henrique Rolim na ação civil pública.

O secretário de Estado da Casa Civil, Jonathan Donadoni, afirmou que o ‘Estado não pode chamar [os aprovados] devido ao pleito eleitoral. Mas, tão logo haja decisão judicial, o Estado cumprirá imediatamente’.

Do total de vagas abertas no certame, 122 eram para o cargo de aluno soldado combatente masculino e outras 31 para o mesmo cargo do sexo feminino. A remuneração inicial era de R$ 4.344, 22.

A prova objetiva foi marcada, inicialmente, no dia 6 de março, mas a aplicação foi adiada para o dia 3 de abril. A lista com o resultado final da prova objetiva do concurso de aluno soldado foi publicada no dia 18 de abril, no DOE.

O resultado preliminar gerou confusão porque alguns candidatos disseram que tiraram nota acima dos 60 pontos e não apareceram na lista. No mesmo dia, uma edição extra corrigiu a lista.

Já no dia 20 de abril, o Juizado Especial da Fazenda Pública de Rio Branco deferiu tutela de urgência e determinou que o governo e o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação suspendesse a prova de aptidão física e o exame psicotécnico do concurso devido ao curto prazo estipulado para a apresentação dos candidatos.

Oito dia depois, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) convocou mais de 600 aprovados para a segunda fase do processo de classificação.

Baixo efetivo

O MP-AC destaca também no pedido que a homologação dos aprovados no concurso foi feita em junho, e o curso de formação iria iniciar no dia 8 de agosto. Contudo, o Estado alegou conflito com a Lei de Responsabilidade Fiscal e legislação eleitoral para não realizar a contratação.

Ainda segundo o órgão estadual, há um déficit de mais de mil vagas na corporação. Do total de militares atuantes, apenas 240 trabalham no combate a incêndios e catástrofes.

Das 22 cidades do estado, há batalhão dos bombeiros em apenas cinco regionais. “Como é de conhecimento notório, o Estado do Acre todos os anos sofre com duas situações extremas: no período chuvoso ocorrem as inundações, e no período de estiagem ocorrem as queimadas e incêndios. Em ambas situações, o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar é essencial para evitar ou minimizar os danos de ordem material, pessoal e ambiental provocados por estes eventos”, diz.

Por: g1.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.