Ícone do site O Juruá Em Tempo

Número de suicídios é preocupante no Brasil: Cruzeiro do Sul já registrou seis casos em 2022

De acordo com informações do DataSUS, plataforma do Governo Federal que concentra informações relativas à saúde no Brasil, nos últimos 20 anos os casos de suicídio no país cresceram de sete mil para 14 mil, mais de um a cada hora, sem contar os casos que não foram notificados. O número é maior do que mortes por acidentes de moto no mesmo período.

A plataforma mostra ainda que em 2020, início da pandemia de Covid-19, o número de casos de transtornos de ansiedade aumentou 25,6% e os de depressão 27,6%. Solidão, medo da morte, luto e preocupações financeiras são alguns dos principais motivos para o desencadeamento de uma depressão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera, desde 2017, o Brasil como o país mais ansioso do mundo, com mais de 19 milhões de pacientes diagnosticados com o transtorno. A Universidade de São Paulo (USP) também realizou uma pesquisa onde mostrou que 63% dos brasileiros lidam com algum quadro de ansiedade e 57% com depressão.

No Acre esse número também é alarmante. De acordo com dados da Prefeitura de Rio Branco, somente de janeiro a julho de 2022, foram registradas cerca de 140 tentativas de suicídio entre jovens e adolescentes. Já Cruzeiro do Sul, já registrou seis suicídios este ano, sendo que dois deles aconteceram em agosto.

Setembro é considerado o mês de prevenção ao suicídio, através da campanha Setembro Amarelo, várias ações são realizadas no Brasil e no mundo para o combate e a prevenção ao suicídio, visando sensibilizar a sociedade e os profissionais da saúde para que se atentem aos sintomas.

Sair da versão mobile