Considerado um dos principais puxadores de votos de Barbary, Gladson, ao longo da campanha não poupou elegidos ao ex-prefeito de Porto Walter, sempre o reconhecendo e o colocando como principal nome para compor a nova base do progressistas no Congresso Nacional.
Que Barbary é reconhecido por quase todo o Acre não é segredo para ninguém. O homem transformou a pequena cidade de Porto Walter, na principal referência de gestão e bom uso dos recursos públicos. Feito que o credenciou a presidir a AMAC e também ser considerado por três vezes o melhor prefeito do Acre.
A princípio, Barbary seria candidato a Deputado Estadual pelo MDB, com vitória certa, levando em conta o inegável prestígio que ele tem nos municípios do Juruá. Porém, após 29 anos de filiação, Zezinho Barbary, depois de repensar o futuro político, se desligou do partido, para concorrer às eleições pelo progressistas (PP). A difícil decisão foi embasada, principalmente, num pedido pessoal do próprio Governador, Gladson Cameli.
O chamamento do chefe de estado, com a garantia de apoio, fez Barbary mudar os planos e encarar o desafio rumo ao Congresso Nacional. A prova é que até o número que ele concorreu, o 1122, foi o mesmo usado por Cameli, quando pleiteou o mesmo cargo do legislativo federal, uma ideia chancelada pelo próprio governador.
O desejo de Gladson Cameli de ter Barbary ocupando uma cadeira na Câmara Federal foi expressado por muitas vezes em diversos momentos da campanha eleitoral, deixando claro o favoritismo de sua vitória, especialmente pela alta capacidade de gestão técnica e liderança política que ele possui no Vale do Juruá.
Questionado sobre empenho de Gladson Cameli na campanha eleitoral, Zezinho foi enfático ao reconhecer o grande apoio que o governador reeleito o concedeu.
“Tenho muito respeito e gratidão pelo Gladson. No passado, estivemos em partidos diferentes, mas sempre o apoiei, desde quando concorreu a Deputado Federal, Senador, Governador e principalmente agora na reeleição. Ele foi vitorioso porque sabe fazer política. E comigo não foi diferente. Cumpriu sua palavra e me deu total suporte nesse grande desafio, que foi essa conquista nas eleições”.
Feliz e com a coragem necessária para trabalhar muito pelo Acre, em parceria com Gladson Cameli, no Governo, Zezinho Barbary foi o único candidato a Deputado Federal eleito da região do Juruá e garante ter consciência clara da responsabilidade que é representar o povo de forma justa, priorizando sempre os interesses da coletividade, enquanto principal bandeira de luta em seu novo mandato.