Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Pai condenado a 61 anos por estuprar filhas gêmeas de 14 anos é preso
  • Acre recebe R$ 50 milhões em obras na BR-364 para recuperar Estrada do Aeroporto em Rio Branco
  • Deracre leva 2,5 mil toneladas de rachão à Terceira Entrada de Tarauacá
  • Trend de influenciador acreano vira campanha institucional em Rio Branco
  • Governadora Mailza Assis faz história ao inaugurar o Hospital Dr. Baba em Feijó
  • No Acre, motociclista morre e passageiro fica em estado grave após colisão envolvendo três veículos
  • Acidente envolvendo carro e moto deixa um morto em rodovia no Acre
  • IML identifica corpo encontrado boiando em Igarapé de Cruzeiro do Sul
  • Tierry reúne multidão em frente ao Palácio na festa do trabalhador
  • Um em cada 4 presos no sistema prisional do Acre ainda não foi condenado e pode ser inocente
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, maio 2
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

MPAC lança campanha sobre direitos das pessoas autistas em Cruzeiro do Sul

Por Redação Juruá em Tempo.5 de novembro de 20223 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA), lançou, nesta sexta-feira, em Cruzeiro do Sul, a campanha “Lugar de autista é em todos os lugares – Discriminação é crime, inclusão é o caminho”.

O evento, que ocorreu no Teatro do Náuas, reuniu cerca de 500 pessoas, entre profissionais da saúde, educação, assistência social, além de famílias com pessoas autistas.

Na ocasião foi realizado o seminário “Eu sou Autista e tenho direitos”, com palestras ministradas pelos promotores de Justiça Ocimar Sales Júnior e Manuela Canuto e pelo médico psiquiatra Ademar Mazinho Índio.

A campanha tem como objetivo promover a conscientização e disseminar informações acerca dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio do diálogo com familiares e a população em geral.

Em sua fala, a procuradora de Justiça e coordenadora do GT-TEA, Gilcely Evangelista, destacou que a disseminação de informações sobre o tema é fundamental para promover no meio social ideais que combatam qualquer tipo de discriminação.

“Pode-se dizer que a falta de conhecimento é a maior causadora de preconceitos, por isso é importante que sempre se busque conscientizar a sociedade por meio da informação estruturada e adequada sobre o tema. Assim, tem-se como fundamental para o cenário evidenciado hodiernamente, a realização de campanhas como esta”, disse.

O secretário-geral do MPAC Gláucio Oshiro representou o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento no evento, que contou ainda com a participação do prefeito do município de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima; da prefeita do município de Tarauacá, Maria Lucinéia Nery, além de representantes, do Poder Judiciário, da Assembléia Legislativa do Acre, da Defensoria Pública do Estado (DPE), da Polícia Militar do Acre (PMAC) e de associações da causa autista.

“Esta pauta é sempre muito bem-vinda e cheia de instigações e novas descobertas. O GT-TEA foi criado entendendo a importância de levar conhecimento sobre esse tema à sociedade. Hoje estamos tendo a oportunidade de jogar luzes sobre esse problema e tratá-lo da maneira que deve ser tratado, visando a construção de políticas públicas adequadas para a questão do TEA”, afirmou o secretário-geral.

Adesivaço da inclusão

Dando continuidade as atividades de lançamento da campanha, foi realizado neste sábado, 5, o “Adesivaço da inclusão”. A ação ocorreu no centro de Cruzeiro do Sul e contou com o apoio de associações da causa autista e da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.

A promotora de Justiça Manuela Canuto elogiou a iniciativa, destacando que a adesivação de veículos é mais uma demonstração do compromisso do MPAC com a causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Esse evento certamente contribuiu para transmitir informações para a nossa cidade de Cruzeiro do Sul, a adesão da população foi fundamental e só demonstra o quanto a difusão desta causa é importante para a nossa realidade”, afirmou.

Representando, os integrantes da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo (APAA) de Cruzeiro do Sul, o dentista Marcos Vinicius, falou sobre a importância de conscientizar a população. “Parabenizo o Ministério Público por regionalizar a campanha. É fundamental a iniciativa, pois ainda lidamos com muitos casos de discriminação, especialmente no âmbito escolar“, concluiu.

A programação contou ainda com uma visita ao Centro de Atendimento ao Autista – O Mundo Azul. O objetivo foi conhecer a estrutura e acompanhar as condições de atendimento oferecido pelo Município de Rio Branco, a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Texto: Hudson Menezes
Fotos: Tiago Teles e Diego Negreiros

Por: ASCOM.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.