31.6 C
Juruá
domingo, abril 28, 2024

Cresce o número de casos de Aids em Cruzeiro do Sul e outros cinco municípios acreanos

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, o Estado do Acre teve uma redução de aproximadamente 15% dos números de casos novos de Aids este ano em relação a 2021. O número de óbitos também mostrou redução e caíram de 11 no ano passado, para apenas três em 2022, uma queda de quase 73%.

Os números mostram ainda que os casos em todo o estado, passaram de 350 no ano passado para 296 este ano. A capital Rio Branco registrou 214 notificações, é responsável por mais de 76% dos casos.

Mesmo com os números favoráveis, seis municípios do Acre apresentaram um aumento no número de notificações. Os maiores percentuais foram em Porto Acre, onde em 2022 foi registrado apenas um caso e este ano já foram notificados 4, um aumento de 300%. Epitaciolândia, com um crescimento de 200%, saltando de 4 para 12 casos. Em Cruzeiro do Sul o aumento foi de 6 para 13 casos, Capixaba de 1 para 2 e Brasileia de 5 para 11. E Santa Rosa do Purus, que no ano passado não registrou nenhum caso e este ano já foram 2 notificações.

Vale destacar que ações de prevenção a doença são de responsabilidade da saúde de cada município. Mesmo sem cura, grande parte das pessoas que vivem hoje com o HIV, vírus causador da Aids, tem boa qualidade de vida graças ao avanço da medicina e dos tratamentos disponíveis de forma gratuita.

- Publicidade -
Copiar