26.6 C
Juruá
domingo, abril 28, 2024

Acreano que ficou 6 anos sem estudar por falta de oportunidade se torna tenente da PM

Por redação.

- Publicidade -

Nascido na zona rural de Sena Madureira, precisamente na colocação Maracanaú, rio Iaco, o Tenente Jairo Pontes, 44 anos, é mais um exemplo de luta e superação. Oriundo de uma família simples, ele teve que se esforçar bastante para atingir seu atual patamar.

Na colocação onde morava estudou até a 4ª série primária e depois disso teve que, mesmo a contra-gosto, dar uma pausa nos estudos já que naquela época as dificuldades eram grandes e a referida escola não oferecia o Ensino fundamental.

“Após concluir a 4ª série, fiquei seis anos sem acesso à Educação. Posteriormente nos mudamos para a zona urbana, onde retomei os estudos e conclui o ensino fundamental. Me mudei depois para Rio Branco e por lá terminei o ensino médio, na modalidade Magistério”, relembrou.

Antes de ingressar na Polícia Militar do Acre, Jairo Pontes trabalhou como professor em escolas da zona rural de Sena Madureira. No ano de 2004, ele retornou para Sena e teve atuação registrada nas escolas São Sebastião (Macauã), Cazumbá-Iracema e Valério Magalhães (rio Caeté).

Sua dedicação intensa aos estudos permitiu alçar maiores voos. Em 2011, ingressou na Polícia Militar. Foi soldado, cabo e, em 2018, após aprovação em concurso público, iniciou sua trajetória como Oficial da Polícia Militar. “Sou muito grato a Deus e à minha família pelas várias conquistas alcançadas. Deus sempre abriu as portas para mim. Aprendi que as oportunidades existem, mas precisamos nos preparar para as mesmas”, destacou.

Jairo Pontes fez o curso de oficial em São Paulo, na Academia da Polícia Militar do barro branco, onde ficou por três anos.

Após a conclusão, retornou para o Acre, seu estado de origem, e ficou 1 ano e 4 meses exercendo funções no 1º Batalhão da Polícia Militar de Rio Branco. Há cerca de três meses, regressou para Sena Madureira, onde está atuando.

“Com grata satisfação estou aqui fazendo o que Deus reservou para mim, buscando prestar o melhor serviço para a nossa comunidade juntamente com o comando, sub-comando e todo o nosso efetivo. Sinto-me muito honrado em servir neste município com policiais tão compromissados. Considero-me uma pessoa muito abençoada por Deus”, completou.

Ele também deixou para a juventude de Sena Madureira e demais cidades do Acre uma mensagem relacionada à Educação: “A educação é sempre o melhor caminho, pois prepara o ser humano para a vida. O progresso e a evolução não existem sem a Educação. Quando a pessoa quer mudar a sua vida para melhor, a solução é a educação”, salientou.

O Tenente Jairo Pontes é formado em Educação Física pela Ufac, Bacharel em Ciências policiais e segurança pública e com o aproveitamento de muitas disciplinas do curso de formação de oficiais, recentemente concluiu o curso de Direito pela Universidade de Cruzeiro do Sul. Atualmente, é Instrutor da disciplina de Direitos Humanos aplicada à atuação policial no curso de formação de soldados.

No 8º BPM, é chefe da seção de pessoal, da seção de comunicação e da seção de justiça e disciplina.

  • Fonte: Contilnet.
- Publicidade -
Copiar