Início / Versão completa
Brasil

Brasil registra 11 ataques contra transmissão de energia desde 8 de janeiro, diz Aneel

Por CNN Brasil. 25/01/2023 08:35
Publicidade

O Brasil registrou 11 ocorrências contra infraestruturas de transmissão de energia desde 8 de janeiro, quando iniciou-se uma série de ataques a instalações do sistema elétrico em diferentes estados, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (24) pela agência reguladora Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)

Publicidade

O boletim da Aneel aponta que os 11 ataques foram registrados em Rondônia (3), Paraná (4), São Paulo (3) e Mato Grosso (1), com o último caso tendo sido verificado no sábado (21).

Nesses 11 ataques, quatro torres foram derrubadas (3 em Rondônia e 1 no Paraná) e 16 foram danificadas (6 no Paraná, 3 em São Paulo, 6 em Rondônia, 1 em Mato Grosso).

No último levantamento divulgado, na segunda-feira passada, A Aneel falava em sete casos suspeitos de vandalismo em torres de transmissão, afetando ativos de empresas como Eletrobras, Taesa, ISA Cteep e Evoltz.

Publicidade

Os ataques a instalações de transmissão vêm ocorrendo desde dezembro do ano passado, especialmente em Rondônia, mas escalaram após 8 de janeiro, coincidindo com os atos golpistas que levaram à invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília.

O Ministério Público Federal está investigando se há ligação entre os ataques a torres de transmissão e os atos antidemocráticos em Brasília.

Em nota, a Aneel destacou que, apesar das ocorrências, o suprimento de energia se manteve íntegro, sem registro de interrupção de transmissão da energia e sem prejuízo aos consumidores. Também ressaltou que determinou um conjunto de medidas para reforçar a segurança das instalações e ações preventivas para identificar avarias.

O regulador tem interagido e mantido agendas de trabalho com a Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal e Agência Brasileira de Inteligência para compartilhar e trocar informações, que também são repassadas ao Ministério de Minas e Energia.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.