Início / Versão completa
Acre

Com mais de 1,2 mil km², AC tem 4ª maior área de floresta sob risco na Amazônia Legal em 2023

Por redação. 12/01/2023 10:26 Atualizado em 16/01/2023 09:44
Publicidade

O Acre tem o quarto maior índice de área sob risco de desmatamento em 2023 na Amazônia Legal, com 1.269,34 quilômetros quadrados. Os dados são de um levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) apresentados na plataforma PrevisIA. O Acre está atrás apenas dos três estados com maior território, Pará, Amazonas e Mato Grosso.

Publicidade

O PrevisIA funciona por meio de inteligência artificial que se baseia no monitoramento que o Imazon faz da derrubada de árvores, e compõe a estimativa dos estados. Segundo o mapa, o município acreano sob maior risco é Feijó, e o território indígena em maior perigo é o Kulina do Médio Juruá. Em relação às regiões do estado, o Baixo Acre é a que aparece em maior risco.

Área de risco

O PrevisIA organiza diferentes níveis de risco em: muito alto, alto, médio, baixo e muito baixo. Cada um é representado por uma cor diferente no mapa, de acordo com o risco das áreas.

Do território acreano, a maior parte tem médio risco, com 544,11 km² (43%). Em seguida, 497,35 km² (39%) com alto risco, 165,58 km² (13%) e 55,5 km² (4%) em baixo risco. A menor porção do território está em risco muito alto, com 6,78 km² (0,53%).

Publicidade

Na região, das 803 áreas de proteção, 653 estão sob risco de desmatamento em 2023. O índice equivale a 81% rios protegidos. No Acre, a Reserva Extrativista Chico Mendes é a mais ameaçada, com 120 km2, o segundo maior em toda a região.

Amazônia Legal

Entre os lideres do ranking, estados com maior extensão territorial que o Acre, os dois primeiros ultrapassam 2000 km2. O Pará 4.505 km2 de área sob risco de desmatamento, seguido pelos 2.299 km2 do Amazonas e 1.781 do Mato Grosso, mas próximo do índice do Acre.

A análise do Imazon ressalta que as áreas de divisa entre Amazônia, Acre e Rondônia, com o quinto pior índice, compartilham as situações mais preocupantes, “onde há uma área de expansão agropecuária chamada ‘Amacro'”.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.