Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Com emenda parlamentar, Coronel Ulysses viabiliza novo Núcleo Qualivida da Polícia Civil do Acre
  • Polícia Militar apreende meio quilo de cocaína em mala no centro de Cruzeiro do Sul
  • Campanha educativa do Detran alerta para cuidados no trânsito em Cruzeiro do Sul
  • MPAC diz que assassinato de Moisés Alencastro foi motivado por ódio e homofobia
  • Prefeitura segue com operação tapa buracos e serviços de limpeza nos bairros e vilas de Cruzeiro do Sul
  • Lula assina indulto de Natal e deixa de fora golpistas presos do 8 de janeiro
  • PM apreende arma artesanal e motocicleta após perseguição em Cruzeiro do Sul
  • Caixa conclui pagamento da parcela de dezembro do Bolsa Família
  • Flávio Bolsonaro diz em culto que eleição de 2026 será para ‘resgatar almas’
  • Após separação, Jennifer Lopez e Ben Affleck reaparecem juntos em compras de Natal
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quarta-feira, dezembro 24
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Crise política: Governo recomenda que acreanos não viajem ao Peru e Bolívia

Por Redação Jurua em Tempo10 de janeiro de 2023Updated:11 de janeiro de 20232 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Com o agravamento da crise política no Peru, inclusive com o registro de pelo menos 20 mortes em confrontos registrados nas últimas horas, a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Acre está emitindo alertas à população para que evite viajar ao país, inclusive à Bolívia, enquanto não houver pacificação.

De acordo com o alerta, cidades do Peru e da Bolívia estão registrando conflitos internos perigosos para a integridade física das pessoas. O alerta foi emitido nesta terça-feira (10).

A existência de manifestações violentas em ambas as nações causam risco a acreanos e aos turistas de outros estados inadvertidos que eventualmente pretendem viajar para a região, diz o alerta. Os confrontos, de ordens políticas e social, desencadearam o fechamento de cidades e aeroportos.

Entenda a atual crise no Peru que coloca presidente Castillo sob nova  pressão - Estadão
Crise no Peru tem preocupado as autoridades/Foto: Estadão

“A Sejusp alerta que em várias regiões peruanas, como Puno, Ica, Ayacucho e Juliaca, e na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra acontecem protestos e enfretamentos da população com as forças de segurança do país. Desse modo, informa sobre o risco a que estão submetidas as pessoas que desejam viajar para esses destinos”, ressalta o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel Evandro Bezerra.

Autoridades nacionais peruanas informaram que os manifestos já duram cinco dias, havendo confrontos – quando houve até a morte de um policial peruano na cidade de Juliaca -, além de incêndios de veículos e violência nas ruas, onde pessoas são obrigadas a retiram suas roupas para não ser queimadas em vias públicas da cidade. Desse modo é preciso evitar esses destinos até que a ordem seja restabelecida.

Os protestos em várias regiões do Peru pedem a renúncia da presidente do país Dina Boluarte, novas eleições e o fechamento do atual Congresso da República Peruana.

Um Comitê composto por cívicos, deputados federais bolivianos e frentes políticas de oposição ao governo federal da Bolívia, anunciam, a partir de hoje, 10, no Departamento de Pando, na Bolívia, uma mobilização exigindo a liberdade para o governador da Santa Cruz de la Sierra, Luís Fernando Camacho, preso no dia 28 de dezembro de 2022.

Na Bolívia, nesta nesta terça-feira foi eleito o Dia Nacional da Mobilização na Bolívia. Diante disso, não estão descartados bloqueios de vias e fechamento de fronteiras com o Acre/Brasil.

 

Com informações Contilnet

Por: Redação O Juruá em Tempo
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.