Início / Versão completa
COTIDIANO

Prefeitura de Cruzeiro do Sul avalia danos após intensas chuvas na cidade

Por Redação O Juruá em Tempo 20/01/2023 15:52
Publicidade

Equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Obras têm percorrido os bairros de Cruzeiro do Sul para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas que caíram sobre a cidade nas últimas horas.

Publicidade

Foram cerca de 12 horas de chuva ininterrupta que já ultrapassaram o volume de água previsto para o período.
“A previsão inicial era de 56 mm de chuva distribuídos em dois dias, mas nas últimas horas já foram 90 mm e há previsão de mais chuvas para a região”, explica José Lima, coordenador da Defesa Civil Municipal.
O monitoramento do rio Juruá pela Defesa Civil é constante. Com cerca de dez metros, o Juruá ainda permanece distante da cota de alerta que é de 12 metros.
Apesar disso, a intensidade das chuvas já vem causando danos à infraestrutura da cidade. Deslizamentos e desbarrancamentos foram registrados.
Entre as providencias que estão sendo tomadas está a retirada de pessoas de locais de risco e a colocação de lonas para conter a infiltração das chuvas em locais já danificados.
Um dos locais visitados pela equipe da secretaria de obras foi em uma área do 61° BIS onde ocorreu um deslizamento de terra próximo a um pavilhão.
“Nossa equipe foi chamada para avaliar e dar orientação técnica e já serão tomadas providencias para não permanecer ninguém nessa área e fazer a proteção para evitar agravamento”, explicou o Secretário Municipal de Obras, Josinaldo Batista.
Outro exemplo de dano que foi avaliado pelas equipes foi o rompimento de uma sarjeta seguida da queda de uma mureta próxima a um padrão de energia de uma residência na Rua Paraíba, no Bairro do Colégio. A avaliação das equipes é de que a casa não corre risco, mas ainda assim são necessários cuidados. “Já estivemos lá e já orientamos como proceder”, explicou Josinaldo Batista.
A avaliação geral da Defesa Civil, ainda em andamento, é de que apesar dos danos e transtornos ocasionados, não há até o presente momento riscos à integridade física das pessoas. Também não houve até o momento a necessidade de promover a retirada de famílias das áreas atingidas, mas as equipes estão de prontidão caso esse cenário mude.
“Também ainda é cedo para uma avaliação quanto à extensão dos danos que poderão trazer prejuízos à infraestrutura urbana do município. Somente depois das chuvas é que poderemos ter uma noção mais precisa dessa situação”, concluiu José Lima.
“A prefeitura vai estar em alerta nos próximos dias, semanas e meses se for necessário. Sabemos que chuvas e alagamentos são condições da natureza que não podemos controlar, mas podemos sim, e devemos, estar atentos para diminuir os prejuízos e principalmente os riscos à vida das pessoas, que é o nosso bem maior”, disse o prefeito Zequinha Lima

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.