Um helicóptero que transportava altos funcionários ucranianos caiu nesta quarta-feira em um subúrbio de Kiev, matando pelo menos 18 pessoas, incluindo o ministro de Assuntos Internos da Ucrânia e outras figuras importantes da liderança ucraniana durante a guerra, informou a polícia.
O ministro, Denys Monastyrsky, foi o funcionário do governo de mais alto escalão a morrer desde que a invasão da Rússia começou em fevereiro do ano passado. Pelo menos três crianças também morreram no acidente, que danificou um jardim de infância e um prédio residencial de 14 andares, de acordo com o Serviço de Emergência do Estado. O acidente ocorreu às 8h20 (hora local, , 3h20 no Brasil) horário do dia em que os pais costumam deixar os filhos no jardim de infância.
A causa do acidente, que envolveu um helicóptero do Serviço de Emergência do Estado, não foi imediatamente esclarecida, mas não havia informações iniciais de que a aeronave tivesse sido abatida.
Imagens postadas do local mostraram fumaça subindo sobre uma área residencial no subúrbio de Brovary, e uma longa trilha de fogo que pode ser onde o combustível foi derramado.
Uma foto parecia mostrar danos no andar superior do jardim de infância, e outra mostrava os destroços do helicóptero, com alguns dos assentos ainda visíveis.
Uma testemunha no local disse à Suspilne, a emissora pública nacional da Ucrânia, que ela viu o helicóptero pegando fogo e girando em círculo antes de atingir o solo.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, classificou o acidente como uma “tragédia terrível”.
“A dor é indescritível”, disse em comunicado divulgado no seu canal Telegram, acrescentando ter instruído os serviços de segurança, a polícia nacional e outras autoridades “para apurar todas as circunstâncias do sucedido”.
O Parlamento da Ucrânia disse em um comunicado que os mortos, além de Monastyrsky, incluíam Yevhen Yenin, o vice-ministro de Assuntos Internos; e Yurii Lubkovich, o secretário de Estado. Ihor Klymenko, chefe do Serviço Nacional de Polícia, disse em um comunicado publicado em sua página no Facebook que equipes de emergência estavam trabalhando no local.
Um vídeo publicado no perfil do Twitter do assessor do ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, mostra o local do acidente. E possível ver as chamas e muita fumaça na região da queda.
Vinte e duas pessoas feridas estavam sendo tratadas no hospital, incluindo 10 crianças.
Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe do Gabinete da Presidência ucraniana, disse que nove dos mortos estavam a bordo do helicóptero quando ele caiu. As três crianças que morreram não estavam a bordo, e o resto dos mortos eram pais ou outras pessoas no solo, disse ele a repórteres em uma entrevista no local.
Ele se recusou a fornecer mais detalhes sobre a possível causa do acidente e apelou às testemunhas para entrarem em contato com a polícia.
Tymoshenko disse que os funcionários do governo a bordo do helicóptero estavam viajando para um dos “pontos quentes” do país. A investigação levará algum tempo e incluirá uma equipe de especialistas, disse ele.
À medida que a notícia da morte dos funcionários circulava, homenagens a eles começaram a surgir online.
“Uma perda para a família e para a Ucrânia. Uma perda pessoal”, escreveu Ruslan Stefanchuk, presidente do Parlamento da Ucrânia, sobre a morte de Monastyrsky em um post no Twitter. Ele o descreveu como um amigo, acrescentando: “Não é justo. Minhas sinceras condolências à família.”
Anton Gerashchenko, conselheiro do Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia, disse em um post em sua conta no Telegram que “todos os que estavam a bordo do helicóptero eram patriotas da Ucrânia, todos em seu lugar defenderam e fortaleceram a Ucrânia”.
“As causas da tragédia estão sendo estabelecidas pelos investigadores”, acrescentou. “Em breve descobriremos se foi sabotagem, mau funcionamento técnico ou violação das regras de segurança de voo.”

