Na tarde deste domingo (12), no rio Môa, próximo à comunidade Belo Monte, uma embarcação afundou levando 10 cabeças de gado. Populares acionaram os bombeiros para o local, situado em Mâncio Lima.
Segundo o Tenente Josadac Calvacante, Comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, a embarcação estava descendo o Alto Môa com destino a Mâncio Lima, quando afundou com seis pessoas. Nenhuma delas ficou ferida, havendo apenas danos materiais e de bens.
De acordo com o proprietário do barco, haviam dez bois, uma motocicleta, uma motosserra e cinco motores. O motivo do tombamento ocorreu quando ele foi fazer uma curva e um dos animais escorregou para apenas um lado da embarcação, trazendo todo o peso da carga para um ponto do barco.
“É uma ocorrência bem atípica, apesar que a gente atua diretamente com esse tipo de situação. Mas é a primeira vez que acontece com essas proporções”, disse o comandante.
Foram deslocados quatro mergulhadores para auxiliar o proprietário na retirada dos animais e dos bens que ficaram dentro do rio.
O comandante enfatizou ainda que o fluxo de embarcações nos rios do Acre é muito ativo e com isso grande parte da população vem da zona rural, sendo boa parte ribeirinhos. Por isso, é essencial que os procedimentos de segurança sejam realizados nesses deslocamentos, como uso de coletes salva-vidas, curso de aquaviário, quantidade de peso adequada, para evitar acidentes.

