Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Prefeito Zequinha Lima faz entrega simbólica de kits da Corrida da Virada 2025
  • Veículo capota na rodovia AC-405, em Cruzeiro do Sul; veja vídeo
  • Show da virada de Cruzeiro do Sul terá o cantor Eduardo Costa e atrações locais
  • VÍDEO: Sucuri de cerca de cinco metros é vista atravessando a BR-364 no Acre
  • Afluentes cheios e previsão de mais chuva agravam situação do Rio Acre
  • Diferente da capital, Rio Juruá registra vazante em Cruzeiro do Sul
  • Chuvas intensas levam governo do Acre a ativar Gabinete de Crise e reforçar plano de contingência
  • Idoso tem empréstimos anulados após assinatura falsificada e recebe indenização no Acre
  • Mais de 30 pessoas foram assassinadas por motivos torpes e fúteis no Acre em 2025, aponta MP
  • Bolsonaro volta a centro cirúrgico para tratamento de soluços, diz Michelle
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, dezembro 27
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Idaf esclarece a inexistência de casos do mal da vaca louca no Acre e orienta os produtores rurais

Por Redação Juruá em Tempo.25 de fevereiro de 2023Updated:26 de fevereiro de 20232 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Ministério da Agricultura confirmou esta semana o diagnóstico da doença conhecida como “mal da vaca louca” no caso que estava sob investigação no Pará. No Acre, o governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agroflorestal (Idaf), informa à população, e em especial aos produtores rurais, a inexistência de qualquer caso suspeito.

No Pará, o tipo identificado foi a doença atípica que não é transmissível para o ser humano. O Idaf quer que a população saiba que não existe nenhum tipo de investigação ou caso suspeito no estado, para que não se crie alarde.

“No Acre não existem casos do mal da vaca louca, por esta razão não há investigações sobre a doença, mas estamos em constante vigilância junto ao produtor. Existem dois tipos da doença, a atípica e a clássica que ocorre por meio do fornecimento de ração de origem animal. Então, o produtor precisa estar ciente que é proibido fornecer qualquer ração de origem animal para bovinos”, explica o coordenador da Educação em Saúde Animal do Idaf, Everton Arruda.

A exemplo de ração dessas origens estão a farinha de carne e ossos de outras espécies. No Brasil, é proibido o uso deste tipo de ingrediente na fabricação de ração para bovinos.

Mal da vaca louca

A encefalopatia espogifome bovina ou mal da vaca louca é uma doença que atinge principalmente os bovinos e seres humanos, na sua forma clássica.  Na atípica, atinge os bovinos em geral em idade avançada.

O Idaf vem realizando o trabalho de educação em saúde por meio de palestras, entrevistas em rádio, para que alcance o máximo de pessoas e, em especial, os produtores rurais de áreas isoladas.

Por: redação.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.